Chapada: Estudantes de Mucugê se reúnem para criar livro a ser lançado na Fligê 2017

Postado em jul 24 2017 - 1:05pm por Jornal da Chapada
foto2

O livro começou a ser produzido pelos alunos em junho, quando foram convocados a sair em campo para fotografar as paisagens da cidade | FOTO: Divulgação |

Nos dias 21 e 22 de julho, estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, da zona urbana e rural de Mucugê, na Chapada Diamantina, estiveram reunidos para escrever as poesias que fazem parte do projeto ‘FotoPoemas – Escrituras da Luz’, – uma livro-álbum a ser lançado durante a Feira Literária de Mucugê (Fligê 2017), no dia 12 de agosto, sábado, às 10h, no ‘Calçadão Literário’. Idealizado pelos professores Lana Sheila Rocha e Rogério Oliveira, a iniciativa visa a inserção da comunidade estudantil local, incentivando-os para a prática do exercício da leitura, escrita e do olhar fotográfico.

“A ideia é mostrar para os alunos que eles são capazes, desde que produzam os textos com coerência e sentimento, mostrando de fato as sensações causadas ao ver as paisagens da cidade onde vivem”, explica Rogério. Para Lana Sheila, o envolvimento dos alunos e professores é o diferencial do projeto, porque eles se sentem incluídos num evento que de fato são deles, apropriando do seu espaço em forma de ‘FotoPoemas’. A professora finaliza: “Vê-los escrevendo e expondo as sensações e percepções da cidade diante do papel é muito gratificante para toda equipe da Fligê”.

FotoPoemas
O livro começou a ser produzido pelos alunos em junho, quando foram convocados a sair em campo para fotografar as paisagens da cidade. Agora em julho, foram desafiados a escrever um poema a partir da imagem feita pelo colega. Em agosto, o livro será lançado na Fligê, onde eles terão a oportunidade de autografar a obra no mesmo ambiente de autores e autoras conceituados.

“Quando a gente saiu pra tirar as fotos foi muito divertido e eu fiquei surpreso quando cheguei aqui, porque pensei que cada um ia escrever sobre sua foto, mas achei bem legal dos professores darem as fotos trocadas”, disse Tales Martins, aluno do 8° ano da Escola Reunidas Dr. Rodrigues Lima.

Depois de participar como ouvinte da primeira edição da Fligê, a professora Léia, da Escola Eurico Belo, da Vila de Guiné, disse que ver seus alunos inseridos de forma direta é muito importante para o processo de aprendizagem. “Fico feliz porque a Fligê tá ajudando a contribuir com o enriquecimento dos nossos alunos com o envolvimento na Literatura”, completa.

A Feira Literária de Mucugê une em diferentes paisagens da cidade atividades que envolvem não só a arte literária, mas também a arte da fotografia, cinema, artes plásticas, entre outras, contemplando o público infantil, juvenil e adulto, em atividades como lançamentos de livros, mesas de conversa com autores, conferências, concertos e muito mais. Participe!

Serviço
O quê: 2ª Feira Literária de Mucugê.
Quando: de 10 a 13 de agosto.
Onde: Centro Cultural (Clube), Colégio Horácio Matos, Casa da Filarmônica, Pç. Cel. Propércio (Calçadão), Cesta do Povo, Espaço Academia, Museu e Centro Histórico de Mucugê.
Entrada gratuita.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.