A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) emitiu ofício ao presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Fernando Arronte Villegas, na última segunda-feira (31), solicitando a ampliação do horário reservado à irrigação para finais de semana e feriados nacionais. Atualmente o período diário que os irrigantes têm desconto na tarifa de energia é o tempo de oito horas e 30 minutos, no período noturno. De acordo com a Lei nº 10.438/2002, que normatiza os descontos especiais para a irrigação, esse horário poderá ser estendido, caso acordado entre as partes.
O pedido leva em consideração a diminuição da demanda de energia que ocorre durante esses dias, portanto o setor de irrigação pode utilizar essa “sobra” de maneira mais eficiente. Além disso, o custo do quilowatt/hora teve grande elevação, nos últimos anos, o que vem inviabilizando a produção agrícola em áreas irrigadas.
De acordo com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema Faeb, João Martins da Silva Junior, “a flexibilização das tarifas, em determinados períodos, para a utilização da irrigação, possibilitará ganhos ao setor, com geração de renda e empregos em toda a cadeia produtiva”.