Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá mínimas de 11°C no final de semana; pouca chuva e frio na maior parte da Bahia

foto
Os municípios da região estão na lista dos mais frios da Bahia neste período de inverno | FOTO: Arquivo/Walas Rocha |

As condições do tempo para os próximos dias na Bahia, que também inclui o primeiro final de semana de agosto, continuam sob a influência de sistemas meteorológicos de diferentes características, porém atuando em áreas distintas do Estado. Assim, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, quem predomina é a massa de ar seco, que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Um dos reflexos da atuação dessa massa de ar são os baixos índices de umidade, que poderão chegar aos 25% nos próximos dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices estão abaixo daqueles considerados normais para o conforto humano, que é de, no mínimo, 60%. Dessa forma, é recomendado manter-se hidratado.

Além de deixar o tempo seco, outro reflexo da permanência dessa massa de ar se dá na variação das temperaturas ao longo do dia, pois a pouca nebulosidade nessas regiões contribui para que estas aumentem, principalmente no período entre 10h e 16h, quando as máximas poderão chegar aos 35°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 16°C.

Piatã vai registrar as menores temperaturas durante o final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Com essa previsão de tempo quente e seco, há também um aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo em suas atividades diárias, uma vez que, no caso da perda do controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde essa massa de ar deve atuar com menos intensidade, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão influenciar o tempo, mantendo o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas nessas regiões. No entanto, as maiores chances são para as localidades mais próximas ao litoral.

Como típicas dessa época do ano (inverno), as temperaturas se manterão mais amenas nessas áreas do Estado, onde as máximas deverão variar entre 23°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 31°C (no Nordeste) e mínimas podendo chegar aos 11°C, sobretudo nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste. Com essa condição de tempo frio e úmido, há possibilidade de ocorrer neblina em algumas áreas dessas regiões, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer mais atenção aos motoristas durante esse período.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (com mínimas de 20°C e máximas de 29°C), o tempo também continua sendo influenciado pela umidade vinda do Oceano, o que deverá manter o céu parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas