A semana começou em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, com capacitação para quem participou do ‘Curso de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas’. Nas últimas terça (8) e quarta-feira (9), servidores de mais de 11 municípios participaram do evento de capacitação no auditório do Hotel Belavista. O curso foi promovido pelo grupo Orcoma – Contabilidade Pública e Comercial, que tem como gerente executivo o contabilista Marcelo Mascarenhas. Segundo Marcelo, os cursos têm o objetivo de capacitar os servidores municipais, a fim de que as gestões de Câmaras e prefeituras possam alcançar a eficiência.
“Queremos fazer com que os gestores possam se sentir apoiados com servidores capacitados, à altura de atender os anseios públicos”, ressaltou Mascarenhas. Estudantes do curso de contabilidade das universidades instaladas em Itaberaba, a exemplo da Uneb, campus XIII, também foram assistir as aulas do professor Diogo Duarte. Entre os municípios que tiveram servidores públicos participando do curso estiveram Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza, Itaetê, Utinga, Ibicoara, Milagres, São Félix do Coribe, Boa Vista do Tupim e Iramaia.
Os participantes receberam certificados, além de todo material didático usado nas aulas. O professor Diogo Duarte é contador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Contabilidade Pública. É um dos nomes mais requisitados do cenário brasileiro, palestrando em renomadas instituições, como a Secretaria do Tesouro Nacional, Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade. Ele é o autor do livro ‘Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas’, lançado em novembro de 2013 e que estava à disposição dos alunos do curso.
“Estamos aqui a convite da Orcoma Contabilidade Pública e Comercial, para treinar servidores públicos em Controle Patrimonial com boas práticas e legislação. Nosso objetivo é trazer o universo do Controle Patrimonial em padrão internacional, e novas normas, para dentro da realidade brasileira”, disse o professor.
Para o gerente da Orcoma, que presta serviços de assessoria contábil a várias Câmaras e prefeituras da região, investir em treinamento e capacitação para os servidores é melhorar os serviços prestados à comunidade, como na transparência com a coisa pública, no bom controle do patrimônio público, e selecionar as melhores propostas de produtos e serviços para o município. Na oportunidade, Marcelo Mascarenhas agradeceu aos prefeitos e presidentes de Câmaras que enviaram comitivas, informando que em breve a Orcoma promoverá novos cursos.
Jornal da Chapada
Confira galeria de imagens