Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Lula cita Wagner, Rui e Pimentel como alternativas para a presidência em 2018

Jaques Wagner se apoia na popularidade de Lula no interior da Bahia | FOTO: Arquivo/Divulgação |

lula
Caso não seja candidato, o ex-presidente Lula citou dois baianos para um possível embate: o ex-governador Jaques Wagner e o atual Rui Costa | FOTO: Divulgação |

Em entrevista à rádio Metrópole, em Salvador, nesta sexta-feira (18), o ex-presidente Lula exaltou qualidades do ex-governador Jaques Wagner (PT) e dos governadores da Bahia, Rui Costa (PT), e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), ao ser questionado sobre nomes alternativos à disputa presidencial de 2018 caso sua candidatura seja impugnada pela Justiça. Aos 71 anos de idade, foi condenado em 12 de julho a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro.

Não é a primeira vez que Lula cita possíveis nomes do PT se seu registro de candidatura for cassado. Além dos dois, o ex-presidente já apontou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como um possível sucessor na disputa em 2018. Se a decisão de Moro for mantida pela 2.ª instância, Lula poderá ser impedido de se candidatar com base da Lei da Ficha Limpa. Durante entrevista a Mário Kertész, o petista declarou que a “Bahia tem bons candidatos”.

“A gente tem Wagner, que tem um pedigree político como ninguém tem nesse país. O cara que acabou com o carlismo [domínio da política local pelo grupo do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães], se elegeu duas vezes. Tem Rui, que está indo maravilhosamente bem. Ontem vi o carinho do povo com ele, um carinho assim de gente grande. Então, na hora que for necessário escolher, a gente escolhe”, afirmou. Lula indicou ainda aliados de outros Estados. “Você tem o Pimentel, em Minas Gerais; Camilo [Santana], no Ceará; nosso Índio [José Wellington], no Piauí, que é um gênio da política”, listou. Com informações do Estadão.

Confira entrevista completa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas