Previsão de chuvas fracas para os próximos dias na região da Chapada Diamantina

Postado em ago 23 2017 - 5:52pm por Jornal da Chapada
foto

A previsão continua sendo de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas | FOTO: Arquivo/Emerson Santos |

Para os próximos dias, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo da Bahia, ou seja, a massa de ar seco continua perdendo força, o que contribui para o aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas em algumas regiões, a exemplo daquelas mais próximas ao litoral, como o Recôncavo e Sul. Além do enfraquecimento dessa massa de ar, a frente fria que passou pelo sudeste brasileiro e sul da Bahia intensificou um sistema de alta pressão próximo à costa da região sudeste.

Por sua vez, esse sistema também está intensificando os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico em direção ao continente, resultando, assim, no aumento da nebulosidade e, consequentemente das chuvas em, praticamente, toda a faixa centro-leste da Bahia. No entanto, as maiores chances de chuvas com volumes mais expressivos são para as localidades mais próximas ao litoral, tanto do Recôncavo quanto do Sul baiano.

Para as regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste e Nordeste, estes ventos vindos do Oceano também deverão trazer chuvas, embora com menos intensidade. Com isso, a previsão continua sendo de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. Com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessa faixa do Estado, as temperaturas se manterão mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 14ºC (nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas em torno de 32°C (em algumas localidades do Nordeste e Sudoeste).

Por outro lado, na faixa centro-oeste, que abrande as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco continua sendo o sistema que predomina. Com isso, o céu deverá se manter ensolarado na maior parte do período. Além de deixar o tempo seco, com umidade do ar podendo chegar aos 25% em algumas áreas, a permanência desse sistema também está influenciando nas temperaturas, pois a pouca nebulosidade nessas regiões contribui para que estas aumentem, principalmente no período entre 10h e 16h, quando as máximas poderão chegar aos 35°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 15°C.

É sempre bom ressaltar que, a baixa umidade do ar poderá causar problemas, principalmente, para a saúde da população, a exemplo dos baixos índices previstos para os próximos dias nessas regiões (em torno de 25%), pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Assim, para minimizar possíveis danos é recomendado manter-se sempre hidratado.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também continuam influenciando o tempo nos próximos dias, quando deverão manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Quanto às temperaturas, estas não deverão ter mudanças significativas, ou seja, permanecem mínimas em torno de 21°C e as máximas de 30°C. As informações são do Inema.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.