Chapada: Programa do Ifba de Jacobina vai estimular empreendedorismo e novas tecnologias

Postado em ago 31 2017 - 3:31pm por Jornal da Chapada
ifba

Para apresentar essas novas ideias, os estudantes interessados passarão por uma capacitação cuja participação será pré-requisito para concorrer a um edital que vai selecionar as propostas discentes | FOTO: Divulgação/Ascom |

Para estimular os estudantes a produzirem novas tecnologias com o objetivo de solucionar desafios do cotidiano, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) lançou o Programa Hotel de Projetos, na noite da última quarta (30), no auditório do campus de Jacobina, na Chapada Norte. O lançamento foi conduzido pelo chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), Henrique Caribé e pela coordenadora do Hotel de Projetos no campus, Renata Santos. O evento também contou com a presença do diretor geral do campus, Epaminondas Macedo, da diretora de ensino, Lucília Santa Rosa e dos consultores do programa em Jacobina Normando de Lima e Yarasarrath Lyra, além de professores e estudantes.

Para apresentar essas novas ideias, os estudantes interessados passarão por uma capacitação cuja participação será pré-requisito para concorrer a um edital que vai selecionar as propostas discentes. Durante a capacitação, serão ensinados conteúdos como empreendedorismo, patentes e captação de recursos. “Um dos grandes papéis que a universidade tem que ter é resolver os problemas da sociedade. Quando as empresas recorrem à universidade, elas esperam ter seus problemas resolvidos. Elas não recorrem hoje porque nós não nos parecemos com resolvedores de problemas. A gente precisa melhorar isso”, explicou Caribé.

O gestor destacou que os conhecimentos sobre empreendedorismo, que estarão disponíveis na capacitação, influenciarão a vida profissional dos estudantes. “O espírito empreendedor não é só para quem quer ter empresas mas para todos que estão nos bancos das universidades. O emprego está escasso e se eu não tiver espírito empreendedor, provavelmente o mercado não vai me querer”, analisou Caribé. Após o lançamento, o estudante da licenciatura em informática do campus Jacobina, Rogério Alves, afirmou que com o Hotel de Projetos ele terá a oportunidade de colocar em prática várias de suas ideias. “Com a palestra de hoje, as minhas ideias se ampliaram mais. Muitos colegas também estão entusiasmados com o programa”, comentou.

Jacobina foi o décimo campus a sediar a série de lançamentos que têm sido realizada no Ifba. Nesta quinta (31), às 18h40, será a vez do campus Salvador. O Hotel de Projetos é uma iniciativa da PRPGI, que prevê pré-incubação através do estímulo à criatividade, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de base tecnológica. As atividades serão desenvolvidas com recursos financeiros captados através do Edital de Educação Empreendedora no Ensino Superior do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br .

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.