Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Campanha publicitária da Renault revolta internautas por contexto preconceituoso

capa
Um internauta chegou com a sugerir boicote à montadora e direcionou o post aos empresários da Renault | FOTO: Reprodução |

Uma campanha da montadora de automóveis francesa, Renault, causou revolta em internautas nordestinos esta semana. A divulgação afirma que “viajar quebra preconceitos”, mas o que acaba sendo exaltado são os estereótipos preconceituosos alimentados por outras regiões do país, como o sudeste. Em uma das peças de publicidade um turista aparece fazendo uma live em uma rede social reclamando que nordestino é preguiçoso, porque são 10h da manhã e o comércio está fechado. Isso perdura até que alguém diz ao protagonista que é domingo. Na outra, o pai da família que passava férias na Bahia sugere que eles evitem o atraso porque “os baianos têm outro ritmo”, “têm GPS, mas devem ter se perdido”. Ao saírem do hotel, eles encontram o motorista que os levará ao aeroporto de prontidão.

Um internauta chegou a sugerir boicote à montadora e direcionou o post aos empresários da Renault. Outro compartilhou o vídeo dizendo que a empresa francesa vê o nordestino como preguiçoso, vagabundo, que não gosta de trabalhar. “Marca lixo!”, escreveu. Um terceiro internauta propôs que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) puna a empresa pelo comercial. “A fabricante de carros Renault foi muito infeliz em menosprezar os nordestinos no seu mais recente anúncio. Cuidado, nordestino adora carro”, observou outra internauta. A Renault chegou a patrocinar os posts nas redes sociais com os vídeos, mas depois da repercussão negativa, as publicações sumiram. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Confira vídeos abaixo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas