Chapada: Prefeitura de Itaberaba prepara a ‘Semana da Pátria’ com a chegada do 7 de Setembro

Postado em set 4 2017 - 1:12pm por Jornal da Chapada
foto56

A ideia da administração é resgatar os ideais de civismo, além dos valores democráticos e de cidadania | FOTO: Divulgação//PMI |

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, terá uma Semana da Pátria organizada pela gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), através da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A ideia da administração é resgatar os ideais de civismo, além dos valores democráticos e de cidadania. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (4), com as ações do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), e a Semana da Pátria com o desfile cívico de 7 de Setembro.

Com o tema ‘Civismo, Democracia e Cidadania’, o desfile deste ano contará com as participações do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Civil Municipal (GCM), além de, aproximadamente, mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), e do ‘pelotão de bandeiras’ da SMED, que também participará do ato cívico.

Na quarta-feira (6), acontecerão os eventos dos CMEI’s Profª. Iracina de Queiroz Oliveira (8h) e Hercília Dias Mascarenhas (9h), além das escolas municipais Luiz Viana Filho e Odulpho Brito, ambos às 8h. Ainda neste dia, à tarde, será realizado o evento cívico da Escola Municipal Everaldo Bacelar.

Desfile Cívico na zona rural
A Semana da Pátria, este ano, conta com uma novidade. Pela primeira vez na história, seis escolas municipais, situada em quatro localidades rurais, receberão o evento cívico. No dia 7 de setembro, aproximadamente 1.300 alunos das escolas São Vicente (Vila São Vicente), Maria Isabel de Carvalho (Santa Quitéria), São Roque e Esmeraldo Queiroz (Vazante), Carlos Spínona da Cunha e Renato Cincurá de Andrade (Guaribas) realizarão desfiles, a partir das 16h.

O desfile na cidade
O desfile cívico de 7 de Setembro, na sede do município, será realizado na Av. Ruy Barbosa, com saída do antigo “Cacique”, às 8h, onde será realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira com execução do Hino Nacional Brasileiro, sentido centro, até a Travessa do Loteamento Bahia, onde haverá a dispersão. A secretária de Educação, Maria da Glória Ferreira de Almeida, destacou que “a comunidade sempre reivindicava a realização do desfile de 7 de setembro. E, até dois anos atrás, realmente aconteceram dentro de uma outra proposta”, disse a secretária.

A secretária lembrou, ainda, que o desfile cívico deste ano contará com personagens simbólicos representando a formação de nosso povo, que é resultado da ‘mistura’ e não da ‘pureza’ de raças. “Estamos trazendo um grupo de alunos representando os povos que deram origem ao povo brasileiro, com o negro, o índio e o branco”, concluiu. Jornal da Chapada com informações e assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.