• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Sancionada lei que aumenta de 32 para 163 número de bairros de Salvador

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
21 setembro 2017 - 19h31
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
Sancionada lei que aumenta de 32 para 163 número de bairros de Salvador
torres
Uma emenda à lei sancionada pode levar à criação de mais oito bairros na capital baiana, a partir de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística | FOTO: Tereza Torres/Setur |

O prefeito de Salvador, ACM Neto, sancionou, nesta quarta-feira (20) a lei que delimita e denomina 163 bairros da capital baiana. O projeto foi enviado pelo Executivo municipal e aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (18). Com a nova norma, o número de bairros aumenta cinco vezes em relação à legislação de 1960, que previa 32 bairros. Segundo ACM Neto, a nova delimitação atende a incorporações populares e tem respaldo de estudos que levaram em conta a presença de equipamentos públicos nas localidades.

“Foi feito um estudo por parte da prefeitura, ao longo dos últimos quatro anos, que levou em conta questões sociais, econômicas, urbanísticas, demográficas e, a partir disso, submetemos ao debate no Legislativo municipal. A presença de escolas, postos de saúde e de serviços públicos municipais foi levada em conta. Ainda há o que ser feito e sabemos quais as prioridades de cada um dos bairros”, disse o prefeito.

A nova delimitação leva em conta o crescimento demográfico de Salvador, que tem quase 3 milhões de habitantes, distribuídos em quase 700 quilômetros quadrados de área. A proposta partiu de estudos realizados pela Universidade Federal da Bahia durante o mapeamento de bacias hidrográficas da cidade. A partir daí, foram identificados pontos como o senso de pertencimento a determinadas localidades não reconhecidas oficialmente.

neto
Segundo ACM Neto, a mudança não vai alterar o CEP das localidades | FOTO: Reprodução |

Segundo ACM Neto, a mudança não vai alterar o Código de Endereçamento Postal (CEP) das localidades. Também não haverá mudança em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor segue a mesma base do que vem sendo cobrado desde 2014, exceto “a reposição inflacionária do período”. Na prática, o que muda, segundo o gestor, são questões burocráticas e jurídicas.

“Isso tem implicações muito importantes, que vão desde as jurídicas às sociais e o mais importante: para a organização administrativa da cidade, é fundamental essa atualização e uniformização”. A nova lista de bairros inclui as ilhas de Bom Jesus dos Passos, de Maré e dos Frades/de Santo Antônio. Outro bairro que também passa a existir oficialmente, para além do sentimento de pertencimento de moradores, é o Calabar, próximo ao bairro de Ondina. Além disso, uma das áreas mais conhecidas de Salvador, o Campo Grande, passa a integrar o bairro Centro, junto às localidades Dois de Julho, Soledade e Piedade.

Mais bairros
Uma emenda à lei sancionada pode levar à criação de mais oito bairros na capital baiana, a partir de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das localidades que poderá virar bairro é a Dois de Julho, que passou a fazer parte do bairro Centro. Caso sejam aprovadas oficialmente como bairros, as localidades de Dois de Julho, Alto do Cruzeiro, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre aumentarão o número de bairros para 171. Da Agência Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Bahia: Governador Rui Costa aperta o cinto e reduz gastos administrativos em 10%

Próximo Post

#Bahia: Audiência pública debate novo código tributário em Santa Bárbara

Próximo Post

#Bahia: Audiência pública debate novo código tributário em Santa Bárbara

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.