Chapada: Prefeitura de Piritiba confirma cinco mortos no acidente com ônibus da Emtram; confira lista

capa

Além dos cinco mortos, o acidente ainda deixou cerca de 30 pessoas feridas na região entre Piritiba e Mundo | FOTO: Montagem do JC/Leitor do site |

Segundo informações divulgadas pela prefeitura do município de Piritiba, na Chapada Diamantina, e publicadas pelo portal G1, o número de vítimas fatais do acidente com o ônibus da Empresa de Transportes Macaubense (Emtram) chega a cinco. O veículo tombou na BA-421, trecho entre Piritiba e Mundo Novo, e levava crianças para uma excursão em parque aquático de Jacobina, na Chapada Norte. Ainda conforme os dados, cerca de 30 pessoas ficaram feridas no acidente. Essa excursão foi organizada para celebrar o Dia das Crianças, e começou em Itaberaba, e duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, e o ônibus transportava cerca de 46 pessoas.

Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi alugado para o passeio. De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, de 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, de 48, Margarida Lopes Mascarenhas, de 68, e Penélope Pimentel Lopes, de apenas 2 anos. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idade ignoradas.

O secretário de Saúde de Piritiba, Antônio José, afirmou que crianças e adolescentes, entre 2 e 16 anos, estavam no ônibus, acompanhados de pais, avós, tios e parentes. Ele aponta que, entre os mortos, estão mãe e a criança que iria fazer dois anos de idade no dia 22 de outubro. Antônio José disse que outro bebê dela, que é gêmeo do que morreu, conseguiu sobreviver e tem quadro estável. “Pela contagem feita no local, 46 pessoas estavam no veículo, mas a gente não sabe precisar ao certo quantas eram crianças”, disse José.

Vídeo do acidente enviado por aplicativo de mensagem

Mais informações
Quatro pessoas, entre elas a criança e a mãe, morreram ainda no local do acidente. A quinta vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde de Piritiba, de onde seria transferida para outra cidade por conta dos graves ferimentos – teve dois braços amputados -, mas também não resistiu. Das cerca de 30 pessoas que ficaram feridas, conforme disse o secretário, 20 tiveram ferimentos graves. Ele não soube dizer quantas dessas pessoas são crianças.

Segundo relata, muitos feridos tiveram amputações, fraturas expostas e traumatismo craniano. Os sobreviventes foram levados para hospitais de cidades próximas. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 27 pacientes deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. Ainda conforme o órgão, desse total, 18 são adultos e nove crianças.

capa

O prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas decretou luto oficial de três dias e informou o cancelamento, junto com o governador Rui Costa, das atividades desta sexta | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Resgate
Aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) foram utilizados no resgate. Mais de 15 médicos e quase 40 enfermeiros e técnicos de enfermagem de Piritiba e cidades vizinhas, como Miguel Calmon, Jacobina, Tapiramutá, Mundo Novo, Mirangaba, Serrolândia, Capim Grosso e Quixabeira, ajudaram no resgate das vítimas. “Demos todo o suporte às vítimas e contamos com a ajuda dos municípios vizinhos. Ambulâncias de todos as cidades da região foram enviadas para cá para ajudar no socorro. Todos já foram socorridos, uns já passaram por cirurgias. Infelizmente, uma tragédia”, disse o secretário.

O secretário Antônio José destacou que a principal suspeita levantada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que o ônibus tenha tombado após a quebra da barra de direção. Ele disse, no entanto, que uma perícia será realizada no veículo para verificar as reais causas do acidente. O motorista do ônibus deve ser ouvido pela polícia ainda nesta quinta. “Um dos sobreviventes disse que o ‘ônibus seguia em velocidade incompatível com o local’ e que ‘por isso, o motorista não conseguiu concluir a manobra na curva’. Porém, também há relatos de que ‘a barra de direção do veículo quebrou'”, divulgou o site Jacobina Notícias.

Pronunciamento do prefeito de Itaberaba

Agenda cancelada
A prefeitura de Itaberaba também cedeu ambulâncias e dá todo o suporte às famílias das vítimas. “Enviamos equipes para o local, decretamos luto oficial de três dias e de imediato suspendemos as atividades que ocorreriam amanhã [sexta, 13 de outubro]. Estamos de prontidão, e que Deus conforte a todos neste momento de dor e comoção. Atividades do governo e agenda política estão suspensas”, disse o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB).

O governador Rui Costa também usou as redes sociais para dizer que a agenda está cancelada. “Decidi cancelar a agenda que faríamos nesta sexta-feira, no município de Itaberaba, em respeito às vítimas do trágico acidente da manhã de hoje [quinta]. O momento é de luto, respeito e oração”, frisa o petista em seu perfil nas redes. Jornal da Chapada com informações do G1 e Jacobina Notícias.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

9 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.