Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

Postado em out 15 2017 - 6:58pm por Jornal da Chapada
capa

As chamas que atingem o Morro de Santa Bárbara, na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu, seguem sendo combatidas por brigadistas voluntários | FOTO: Divulgação/Adelmo Cordeiro |

Ao menos dois focos de incêndio florestal foram registrados nos municípios de Andaraí e na divisa entre Barra da Estiva e Ituaçu, na Chapada Diamantina, neste final de semana. Em contato com o Jornal da Chapada, neste domingo (15), o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, disse que o foco de Andaraí foi controlado, mas que o combate poderia ter sido mais rápido com equipamentos melhores e mais novos. “Começou o pesadelo de todos os anos. Hoje [domingo] em Andaraí, um incêndio tomou a região do ‘Feijão Cru’ e foi rapidamente combatido e extinto pela Cifa e bombeiros civis. Mais uma ação rápida e eficiente, evitando maiores danos à fauna e flora local”, salienta Vieira.

O outro foco é combatido na divisa de Barra da Estiva com Ituaçu por voluntários dos dois municípios, que já atuam nessas regiões e conhecem o local, embora a falta de recursos humanos e de equipamentos tenham dificultado o primeiro combate. Conforme informações, o incêndio que atinge o Morro da Torre (Morro de Santa Bárbara), está sendo combatido durante esse domingo com maior intensidade. “Estamos indo agora com nove brigadistas para o combate noturno a esse foco no morro. A falta de equipamentos ideais para o combate dificulta a primeira ação, mas estamos uns ajudando os outros e vamos debelar esse fogo”, diz o presidente do grupo de brigadistas ‘Guerreiros de Barra da Estiva’, Edvaldo Miranda Alves.

Ainda conforme o presidente da Cifa, Homero Vieira, o calor e o sol forte na Chapada é a marca de tragédia anunciada e há mais de 30 anos tem sido assim. “Passados 30 anos o estado continua ausente. Interesse da ‘Indústria do Fogo’? Muitas brigadas voluntárias nunca receberam os EPIs prometidos e anunciados nas mídias. Mas como sempre digo, os caras [políticos] em suas piscinas de cobertura, não estão preocupados com nossas florestas. Mistura épica de ingerência, incompetência e descaso”, dispara. “Ano que vem daremos a todos eles respostas nas urnas. Senhores políticos estejam certos disto”, completa.

Jornal da Chapada

Fogo em Andaraí

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fogo em Barra da Estiva/Ituaçu

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.