CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu Principal

Chapada: Pesquisas são apresentadas em evento de ciência e tecnologia do Ifba de Jacobina

foto
O diretor comercial da empresa Solar Prime, Joseilton Araújo, explicou como funciona o sistema de energia solar que a empresa tem instalado em empresas e residências | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

Dezenove pesquisas desenvolvidas por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Norte, foram apresentadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia, realizada entre terça-feira (17) e quinta-feira (19), na instituição. Durante os três dias de programação, os estudantes expuseram suas pesquisas por meio de pôsteres e seminários.

Além disso, eles também tiveram a oportunidade de conhecer pesquisas e experiências científicas desenvolvidas por professores e técnicos administrativos do campus. De acordo com a diretora de ensino do campus, Lucília Santa Rosa, que presidiu a comissão organizadora do evento, a pesquisa e extensão produzidas no Ifba é o grande diferencial do ensino médio da instituição e que isso influencia nas aprovações dos egressos em instituições como as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Física quântica e energia solar
O evento também contou com a mesa redonda Energia solar e suas aplicações. Nela, o diretor comercial da empresa Solar Prime, Joseilton Araújo, explicou como funciona o sistema de energia solar que a empresa tem instalado em empresas e residências. Sobre o diálogo entre o mercado e as instituições de ensino na produção de novas tecnologias relacionadas à área de energia, Joseilton lembrou que “a sustentabilidade é uma preocupação mundial e uma tendência no Brasil. Quem se interessar por essa área de energia solar tem tudo para desenvolver, crescer e contribuir para melhorias futuras do sistema”.

Já na palestra Revisitando a mecânica quântica, Gilvan Maia, professor do Colégio Estadual Abelardo Moreira, localizado em Mairi (BA), falou sobre a física quântica e seu papel na sociedade moderna. “Boa parte dos artefatos tecnológicos que a gente usa atualmente trabalham com conceitos advindos da física quântica. Você tem aplicabilidades desde o sistema de comunicação e informação, até a medicina. É uma física que nos dá condição de entender o microcosmo e aplicar isso em diversos campos”, analisou.

foto56
O estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer pesquisas e experiências científicas desenvolvidas por professores e técnicos administrativos do campus | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

Ciência e tecnologia em todas as áreas
A Semana de Ciência e Tecnologia do campus contou também com o Seminário Fontes de produção de energia elétrica, observações em telescópio e as oficinas metalurgia do pó, normas de segurança em laboratório de química, manutenção de computadores, técnicas de utilização do GPS, técnicas de coleta e identificação de insetos.

O estudante do técnico em eletromecânica David Carvalho destacou que o evento foi proveitoso por trazer experiência acadêmica aos discentes e tratar de áreas consideradas relevantes pelo mercado de trabalho. Ele foi um dos alunos que apresentou trabalho por meio de uma equipe que pesquisou sobre energia renovável.

Lucília explicou que uma das preocupações dos organizadores foi disponibilizar a apresentação de pesquisas de áreas como artes, tecnologia da informação e educação física, para que se observe que ciência e tecnologia estão em todas as áreas do conhecimento e não apenas nas exatas. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios