Nas últimas 24 horas, os incêndios foram controlados nas comunidades de Furnas da Onça, Riachão das Pedras e São Bartolomeu, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. A informação é do governo estadual, via Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que emitiu boletim nesta quarta-feira (25), sobre a intensificação das ações contra os focos na região chapadeira e no oeste da Bahia. Em Piatã, “os incêndios existentes estão localizados em comunidades muito distantes entre si, o que demanda tempo de deslocamento, além disso, afetam topos de serra que não oferecem acesso por veículo ou a pé”, informa a nota da Sema.
Na manhã da quarta (24), o combate foi realizado na Serra do Navio. Pela tarde, com o monitoramento terrestre, constatou-se a reignição do fogo no local, mas os incêndios foram controlados. Os bombeiros também sinalizam que os incêndios na base da Serra da Janela estão controlados, mas ainda restam focos ativos no topo da Serra que podem causar reignição. Continuam o monitoramento e combates, quando necessário.
No município de Rio de Contas, também existe fogo, assim como em Iraquara e Ibicoara, que lutam contra as chamas. Na região de Rio de Contas foi realizado o monitoramento de vôo na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado. As áreas prioritárias de incêndios foram isoladas pelos bombeiros, através de aceiros, e o combate continua na região.
Ações no Oeste
As operações de combate aos incêndios florestais foram intensificadas no Oeste da Bahia nos últimos dias. As ações são realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que atuam no Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com participação das brigadas voluntárias.
Nesta quarta (25), o Inema foi informado sobre o foco de incêndio próximo a comunidade da Muriçoca, na Área de Preservação Ambiental (APA) Rio de Janeiro. Os bombeiros militares atuam no local juntamente com as brigadas da Agronol e Agrifirma.
De acordo com o boletim da Sema, no município de Barreiras, o fogo foi extinto na Serra da Bandeira. Já na cidade de Morpará, foram identificados dois pontos de queimadas, na Serra do Morpará e em uma localidade conhecida como Fonseca. Foram deslocados dez bombeiros para realizar o combate na região. As operações continuam no município até que o fogo seja controlado. Jornal da Chapada com informações da Sema.