CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: Fogo na região entre Ibicoara e Itaetê continua sendo combatido, mas extinção é iminente

ibicora
O fogo não pode ser considerado extinto por ser subterrâneo, de turfas | FOTO: Divulgação/PMI |

O fogo que consome a vegetação na região da Chapadinha, entre os municípios de Ibicoara e Itaetê, na Chapada Diamantina, há onze dias continua a ser monitorado e combatido nesta segunda-feira (30) pelos brigadistas coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São mais de 80 pessoas na equipe, contando com o apoio de brigadistas voluntários e do PrevFogo/Ibama. O fogo não pode ser considerado extinto por ser subterrâneo, de turfas.

Para a analista ambiental do ICMBio, Marcela Martins, o combate do último domingo (29) foi importante. “O fogo tem várias reignições, então ontem (domingo) teve sete áreas com reignição e nossas equipes estavam bem posicionadas e conseguiram impedir o aumento do fogo”, informou Marcela. Segundo ela esse tipo de fogo engana os combatentes. “Porque em determinado horário parece que não tem fogo, mas quando chega o período mais quente do dia ele reacende”, afirmou.

Conforme o ICMBio as equipes permanecerão no local para acompanhar e impedir que o fogo retorne. Para isso eles estão utilizando moto-bomba para jogar água. “Como é fogo subterrâneo o solo tem que ficar bem encharcado”, concluiu Martins. Apesar de ser uma fase favorável, ainda não se pode dizer que o fogo está sob controle.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios