Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco perde força e aumenta a nebulosidade e chances de chuvas na Chapada Diamantina

Tempo deve virar na Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

foto
As regiões da Chapada Diamantina e Norte da Bahia também devem ter aumento da nebulosidade e previsão de chuvas, porém de fraca intensidade | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam com mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco segue perdendo força, aumentando, assim, as chances de ocorrer chuvas em algumas regiões do Estado. Além disso, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia, somada a umidade vinda da região amazônica, deverá contribuir na intensificação dessas chuvas, principalmente no Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas permanecem elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 39°C em algumas localidades, a exemplo do Oeste e São Francisco. Dessa forma, com esse aumento nas temperaturas e umidade do ar, aumenta também as chances de que estas chuvas venham acompanhadas de trovoadas nessas regiões do Estado.

Na Chapada Diamantina e Norte também há aumento da nebulosidade e previsão de chuvas, porém de fraca intensidade, pois a massa de ar quente e seco (mesmo perdendo força), ainda continua influenciando o tempo nessas áreas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde essa massa de ar atua com mais intensidade, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de chuvas. Mesmo enfraquecido, esse sistema mantém as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 35°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Apesar da previsão de chuvas mais intensas para os próximos dias, os riscos de ocorrer queimadas continuam elevados em grande parte do Estado. Assim, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos sociais, econômicos e ambientais irreversíveis para a região. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas (mínimas de 21°C e máximas 32°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de chuvas. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas