CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: Chuvas trazem alento para muitos municípios e preocupação para Lajedinho

capa
Apesar da quantidade de água, que invadiu ruas de Lajedinho, não houve grandes danos à cidade, como há quatro anos quando uma enchente matou 17 e deixou rastro de destruição | FOTO: Montagem do JC/Leitor via WhatApp |

Diversos municípios da Chapada Diamantina tiveram um alento com as chuvas que caíram na região, mas nem tudo foi tão tranquilo assim. Na cidade de Lajedinho, que já sofreu muito com a chuva em tempos passados, quando as águas destruíram boa parte da cidade em 2013, a última quinta-feira (2) foi de apreensão para os moradores locais. As informações enviadas ao Jornal da Chapada dão conta de que na zona rural do município o índice pluviométrico foi de 80mm e na sede foi registrado o índice de 70mm.

Apesar da grande quantidade de água, que invadiu ruas de Lajedinho, não houve danos à cidade, como há quatro anos quando 17 morreram em uma enchente. Os relatos de moradores nas redes sociais mostraram muita preocupação com a força das águas. Apesar da população gostar da chuva, por conta da estiagem prolongada que afeta toda a Bahia, uma parte fica preocupada por conta da falta de estrutura das cidades da Chapada quando ocorrem chuvas mais fortes. “Até quando o povo [de Lajedinho] vai ter que sofrer e esperar por uma resposta [das autoridades]? Estão esperando acontecer outra tragédia”, disse uma moradora em sua rede social.

Leia também
Final de semana prolongado com previsão de chuva na Chapada Diamantina; mínimas chegam a 16°C
Fogo na região da Chapadinha, entre Ibicoara e Itaetê, é controlado e monitorado por brigadistas

Outras cidades
Em quase toda a região a chuva foi satisfatória, municípios como Ibicoara, Nova Redenção, Itaetê, Marcionílio Souza, Iaçu e Bonito. Em Utinga, onde o rio homônimo sofre com a seca e os produtores rurais já foram obrigados a racionar a irrigação, a chuva deu um alívio, apesar de não ter solucionado o problema da estiagem. Em Itaberaba a chuva veio só para refrescar. Os 5mm que caíram foram suficientes para dar um pequeno alívio no longo período sem chuvas na região.

Combates a incêndios
Com a chuva da última quinta, os incêndios florestais foram amenizados e deram um descanso aos brigadistas que combatiam focos em diversas regiões, como na Chapadinha, entre os municípios de Ibicoara e Itaetê. O fogo que já estava controlado, teve combate dos céus dessa vez, o que certamente ajudou o rescaldo no local.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens da chuva em Lajedinho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios