Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Pesquisa Instituto Paraná/TV Record coloca ACM Neto na frente de Rui Costa para 2018

O governador Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto | FOTO: Divulgação |

foto
O governador Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto devem disputar a preferência do eleitorado baiano em 2018 | FOTO: Reprodução |

A correria para a eleição do governo do Estado em 2018 ganhou um novo episódio para favorecer o atual prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). É que a TV Record divulgou uma pesquisa contratada ao Instituto Paraná, na última quarta-feira (1 de novembro), em que ele aparece liderando a disputa à sucessão estadual, com 54,5% das intenções de voto. No levantamento, o atual governador Rui Costa (PT) aparece com 24,1%, seguido do senador Otto Alencar (PSD), com 4,7%, e de Fábio Nogueira (PSOL), com 2,9%. Conforme a consulta, 4,3% disseram não saber em quem votar e 9,5% não escolheriam nenhum dos candidatos.

No segundo cenário, sem Otto, ACM Neto cresce um pouco mais, passando a 56,4% das intenções de voto, assim como Rui Costa, que registra 25,8%, ao passo que Fábio Nogueira chega a 3,1%. O índice dos que não sabem em quem votar se mantém (4,5%), enquanto se eleva aquele dos que não escolheriam nenhum dos candidatos: 10,2%. Em um terceiro cenário, sem Rui, mas com Otto, Neto amplia ainda mais sua vantagem, com 65,3% dos entrevistados. O senador teria 10,6% dos votos, enquanto Fábio Nogueira, 4,5%. Aumenta, neste caso, a quantidade dos que não saberiam em quem votar (5,1%) e mais ainda os dos que não escolheriam nenhum dos candidatos (14,4%).

Segundo a Paraná Pesquisas, Rui só lidera no quarto cenário – quando não se apresenta Neto como candidato – com 47,2% das intenções de votos. Otto obtém seu melhor resultado (13,8%), assim como Fábio Nogueira (5,7%). Aí, 7,5% dizem não saber em quem votar, enquanto 25,8% afirmaram que não votariam em nenhum dos postulantes. Num eventual segundo turno entre o prefeito e o governador, Neto também se sai melhor, com 58,4%, enquanto o petista aparece com 28,8%, 3,9% não saberiam em quem votar e 8,9% rejeitam os dois candidatos. A pesquisa entrevistou 1.510 pessoas em 70 municípios baianos, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A margem de erro da sondagem é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Com informações do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas