Cidade da Chapada Diamantina, Ruy Barbosa teve um crescimento de 103% no número de inquéritos remetidos à Justiça, além de uma queda de 55% nos homicídios, de janeiro a setembro de 2017, comparando ao mesmo período do ano anterior. Este resultado é reflexo do trabalho integrado da Delegacia Territorial local e do 11º Batalhão da Polícia Militar de Itaberaba, que atende ao município por meio da 2ª Companhia.
“Aumentamos a apreensão de armas (de 21 para 27) e cumprimos 33 mandados de prisão preventiva contra 21 de 20016”, detalhou a delegada titular da cidade, Cláudia Bensabath, acrescentando que, em fevereiro passado, a Polícia Civil recebeu uma nova viatura, uma caminhonete Ranger, “para ampliar as rondas e fortalecer as investigações”.
De acordo com o tenente-coronel Francisco Issa, comandante do 11º Batalhão da PM, diversas operações foram executadas desde o ano passado, como a ‘Varredura’, de prevenção a assaltos a bancos, a ‘Brasil Integrado’, com a participação de outras forças de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal, e a ‘Comando Itinerante’.
“Nessa última, levamos 12 policiais, viaturas e até uma Base Comunitária Móvel para a cidade de Ruy Barbosa”, explicou Issa, lembrando que ele mesmo foi quem comandou a missão. Disse ainda que a atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Chapada), com sede em Ruy Barbosa, possui um ano e vem colaborando decisivamente para a manutenção da segurança pública na região. “Estamos sempre buscando essa integração com as unidades de polícia, para melhor servir à população”, ressaltou. As informações são da SSP-BA.