Chapada: Primeiro festival gastronômico de Lençóis acontece entre 23 e 25 de novembro

fotos divulgação

Para explorar os produtos locais, foi apresentada uma relação de ingredientes e cada restaurante participante elaborou uma receita especial que será vendida durante o festival com preço máximo de R$19,90 | FOTO: Montagem do JC/Loucas Por Viagem |

Entre os dias 23 a 25 de novembro os melhores sabores do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, estarão reunidos no primeiro evento gastronômico do destino mais procurado região. É o Festival Sabores de Lençóis. Com 14 restaurantes participantes, o evento é realizado pelo Conselho de Turismo de Lençóis (Contur) e vai apresentar uma grande mostra gastronômica com shows, oficinas e palestras.

De acordo com informações da produção, via assessoria, com a intenção de explorar os produtos locais, foi apresentada uma relação de ingredientes e cada restaurante participante elaborou uma receita especial que será comercializada durante o festival com preço promocional de no máximo R$19,90. Dentre os ingredientes a serem transformados em pratos, o público poderá apreciar iguarias especiais elaboradas com batata da serra, licuri e taioba.

Além dos pratos típicos, um dos destaques desse festival será o café. Para falar sobre café, o barista Lucas Campos, residente da cidade de Piatã, fará uma palestra com o tema ‘O mundo das cafeteiras deselétricas’. O especialista abordará técnicas específicas para diferentes tipos de extração do café, passando pelos três principais métodos – filtrado, infusão e percolado. O barista que tem formação também em psicologia, utiliza a pedagogia lúdica para abordar o universo dos cafés especiais e gourmets.

Os drinks à base de café também terão destaque. Para ministrar essa oficina, o público poderá aproveitar a larga experiência de Daphne Esperon. A especialista no preparo de drinks e coquetéis também supervisionou e gerenciou o The Big Chill House e o The Slug and Letuce, ambos na capital inglesa. Atualmente, Daphne ministra cursos na área de bebidas e de gestão empresarial no Senac de Lençóis.

A cerveja artesanal também terá um espaço especial no Sabores de Lençóis. O ‘Barracão da Cerveja Artesanal’ vai reunir cervejeiros que irão expor, comercializar produtos e tirar todas as dúvidas do público presente. Já o CHEF de cozinha, Josenilton Santos, do Senac de Salvador, comandará o momento Cozinha Show e a CHEF Maia Deva do Senac de Pernambuco, fará uma oficina de comidas saudáveis para o público infantil. Além disso, o professor e historiador, Delmar Araujo, fará uma palestra sobre a história da gastronomia na Chapada Diamantina.

Confira a programação e restaurantes participantes: Carcará Hamburgueria Sazonal; Picanha na Chapa; Lampião Culinária Nordestina; Fundo de Quintal; Delícias Caseiras; Cozinha Aberta Soul Food; Sabor da Serra; Roda D´água Gourmet; Azul Cozinha de Autor; Café do Mato; Bar Bosa Confraria; Cafeteria São Benedito; Quilombola Bar e Restaurante; Natora Pizzaria. Com informações de assessoria.

Programação Oficial:
23/11 às 12h – abertura do barracão da cerveja artesanal no mercado cultural (Cervejarias Participantes: Chapada, Bierlucki, Matt Bier e Kremer- no total serão 12 diferentes tipos de cervejas)
23/11 às 17h – Abertura da mostra gastronômica nos restaurantes participantes
23/11 às 19h – Palestra com Delmar Araujo- História da Gastronomia da Chapada na casa de cultura Afrânio Peixoto
23/11 às 20h – palestra com a nutricionista Priscila Abreu- Valor nutricional dos ingredientes da mostra gastronômica- na casa de cultura Afrânio Peixoto
23/11 às 20h30 – Apresentação de capoeira no mercado cultural
23/11 às 22h – Show banda local- Jambiarra

24/11 às 09h – Cozinha show com CHEFf Josenilton Santos – no SENAC Lençóis
24/11 às 17h- oficina de drinques a base de café com a Barmaid Daphne Esperon no SENAC Lençóis
24/11 às 20h- Palestra com o CHEF Josenilton Santos do SENAC Bahia- Cozinha Regional, história e sabor- Casa de Cultura Afrânio Peixoto
24/11 às 22h- banda Zion no mercado cultural

25/11 às 10h- Oficina de Culinária infantil- preparos saudáveis com a chef Maia Deva de Pernambuco – no SENAC Lençóis
25/11 às 12h- Abertura do barracão da cerveja no mercado cultural
25/11 às 17h- Abertura da mostra gastronômica nos restaurantes participantes
25/11 às 20h- Palestra O mundo das cafeterias “deselétricas” com o barista Lucas Campos na casa cultural Afrânio Peixoto
25/11 às 1930- Percuhits no mercado cultural
25/11 às 20h- Caravana da Música com Dão e a Caravana Black

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.