A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) iniciou nesta terça-feira (28) as consultas que antecedem ao mutirão de cirurgias eletivas para atender a região do município de Seabra e região. O serviço que está funcionando na Praça da Bandeira segue até sexta-feira (dia 01/12). Os pacientes aprovados para o procedimento já terão suas cirurgias realizadas, a partir do próximo domingo (dia 03/12), no Hospital Regional da Chapada que será entregue pelo governador Rui Costa na sexta-feira.
Desde que foi iniciado em setembro do ano passado, o mutirão já conseguiu superar sua meta inicial de realizar 13 mil cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero) e colecistectomia (vesícula). Nesta ação em Seabra, também serão atendidos moradores dos municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, e Souto Soares.
Recomendações para o atendimento
Para ser atendido no Mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.
No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br.