A cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, amanheceu completamente transformada após fortes chuvas na madrugada desta quarta-feira (13). Várias encostas foram derrubadas e pedras tomaram conta das principais ruas da cidade. Alguns moradores tiveram suas casas invadidas pela água. “Passamos a noite colocando barreiras para que a água não invadisse a nossa casa. Mas em outras ruas, várias casas foram tomadas pela água da chuva”, conta a professora Maria Nilza Santos.
Para o engenheiro civil, Ricardo Rocha, deve-se tomar uma medida preventiva. “O ideal é criar uma lei municipal para impedir construções na encosta, pois esses prolemas têm tendência de piorar no decorrer dos anos. No segundo momento, identificar os principais pontos por onde a água da chuva com lama está escoando, para que a população não sofra as consequências”.
O prefeito de Itaetê, Valdes Brito (PT), falou da mobilização de todos os órgãos da prefeitura para organizar a cidade. “Desde cedo, estamos nos empenhando para que Itaetê volte a normalidade. Toda a nossa equipe, principalmente a de obras,limpeza pública e meio ambiente, está dando suporte nas limpezas das ruas e nas casas dos moradores”, explica.
Em 40 minutos, choveu mais de 104 mililitros em Itaetê, segundo informações da Companha de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM). A previsão é de mais chuvas nos próximos dias no município. As informações são de assessoria.