CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

#Bahia: Governo autoriza obra que garante água tratada a dez mil baianos do Sertão

rui
Rui assinou ordem de serviço para a instalação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

A água é um dos elementos mais abundantes do planeta. No entanto, muitos seres humanos não têm acesso ao líquido devidamente tratado e próprio para consumo. Na manhã desta segunda-feira (18), no povoado de Mandacaru, na cidade de Tucano, o governador Rui Costa assegurou esse direito a quase dez mil baianos. Na ocasião, Rui assinou ordem de serviço para a instalação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai beneficiar moradores de 15 localidades do município. O investimento será de aproximadamente R$ 12 milhões. “Água é sinônimo de vida e saúde. Se a população bebe água de qualidade, torna-se mais saudável. Faz parte de uma boa política pública de saúde aplicar recursos em abastecimento de água e é isso que estamos fazendo pelos quatro cantos da Bahia”, afirmou o governador.

costar
Ainda nesta segunda-feira, o governador Rui Costa entregou três tratores com implementos agrícolas | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

A obra, que será executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), inclui quase 60 mil metros de adutora, sete estações elevatórias, 19 reservatórios e 1.823 ligações domiciliares. “Em nove meses, a população desses distritos já vai contar com água tratada em casa”, garante o titular da Sihs, Cássio Peixoto. A iniciativa vai levar água tratada às localidades de Poção, Fazenda Juá, Rua Nova, Fazenda Queimada das Abóboras, Salgado, Mandacaru, Pedrosa, Quixaba do Mandacaru, Fazenda Moreira, Fazenda Lagoa da Serra, Lagoa de Dentro, Laje, Pau Branco, Alecrim e Serrador.

“Estamos felizes, porque a gente estava sofrendo e precisando disso há muito tempo”, conta o lavrador José Carlos Santana. O xará e também lavrador, José Alves, concorda. “Antes, a gente levava água no lombo do jegue e agora chega água no carro pipa, mas não dá pra atender a tudo que a gente precisa. Esta obra veio em boa hora”, comemorou. Ainda nesta segunda-feira, o governador Rui Costa entregou três tratores com implementos agrícolas, cada um custando em média R$100 mil, a fim de beneficiar os municípios de Tucano, Cansanção e Monte Santo. Os veículos entregues integram estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios