Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereadores de oposição em Boa Vista do Tupim fazem retrospectiva sobre atuação em 2017

foto1
Os edis oposicionistas Olavo Santos, Neto do MST e Thacio Oliveira | FOTO: Jornal da Chapada |

Os vereadores de oposição na Câmara de Boa Vista do Tupim, município da Chapada Diamantina, fizeram esta semana uma retrospectiva da atuação da bancada no campo político em 2017. O vereador Neto do MST (PT) acredita ter cumprido com o dever e papel que a oposição tem. “Foi um ano que a gente fiscalizou muito. Mensalmente a gente estava de olho nas contas e nos contratos absurdos que o prefeito tem feito”, disse Neto em entrevista ao Jornal da Chapada. Para o edil, a população foi ouvida por eles durante todo o ano e foi possível saber seus anseios e necessidades de melhorias para o município. “Não foi uma ano fácil, mas tenho a sensação de dever cumprido”, avaliou Neto, que é líder da oposição na Casa legislativa.

Para ele, mesmo assim, 2017 foi produtivo. O vereador não pode levar para a Câmara seu debate pessoal, mas levar os interesses do povo. “Nós estamos aqui para representar o povo. Aqui nessa casa não devemos ter embates pessoais, precisamos apresentar propostas, projetos, discutir o que é anseio da população. Antes tinha muito isso, mas fizemos de forma diferente”, disse Neto do MST. Para o vereador, o atual prefeito não agiu muito.

“Foi muita conversa e pouca ação. A gente observa que tem muitos contratos absurdos e licitações irregulares”, afirmou Neto. Conforme sua perspectiva as principais falhas estão na zona rural, importante para o município por conta da agricultura e onde vive 64% da população. “Mesmo com vários assentamentos as políticas da Secretaria de Agricultura são voltadas para os grandes proprietários, deixando de lado a agricultura familiar”, afirmou lembrando que o programa Garantia Safra deste ano diminuiu por conta da administração municipal.

O vereador Olavo Santos de Oliveira (PCdoB) também comentou sobre o ano de 2017 e renovou seu compromisso com os cidadãos. “Apesar de ser meu primeiro mandato, esse ano foi muito importante e bom. Hoje a gente está fazendo um trabalho de ouvir a população. Fizemos, por exemplo, uma plenária em povoados para ouvir nossa população. Todo projeto em favor do povo sempre fomos a favor. Os que votamos contra tinham coisas erradas no nosso entender”, disse Olavo. “Em 2018, vamos continuar esse trabalho de fiscalização”, afirmou.

Os setores de Cultura e Esportes foram duas áreas de debates intensos. “Muita coisa ficou inexistente nesse governo. Na cultura, a tradicional festa dos vaqueiros não aconteceu com a justificativa de que o município estava em estado de emergência e não poderia realizar festas. Havia a promessa para a mudança da data para setembro, mas não aconteceu”, relatou o vereador do PCdoB.

Já o edil Thacio Antonio Reis Oliveira (PT), líder do PT na Câmara, afirmou que 2017 foi um ano de conquistas e aprendizado. “Atravessamos momentos muito bons, fizemos um bloco de oposição que rendeu um ótimo trabalho. Lutamos a favor dos sem-teto, assentamentos, como o de Barra Verde”, afirmou. Outro trabalho dos vereadores oposicionistas foi encabeçado por Thacio para levar uma ambulância para Boa Vista do Tupim. “Fomos autores de uma emenda aditiva onde, por lei, nosso município terá uma ambulância através dos recursos arrecadado nos leilões da prefeitura”, revelou.

Segundo ele, ser oposição não significa estar contrário a toda proposta da administração municipal. “De todos os projetos que passaram por aqui apenas dois votamos contra, um deles foi o da criação de nova secretaria, mesmo existindo tantas necessidades para o povo de Boa Vista”, comentou. “Não tenho do que reclamar de 2017, mas peço a Deus que nos dê saúde e paz para continuar nosso trabalho”, finalizou.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas