Nesta quarta-feira (17) as atividades educativas do Núcleo Educacional Artísticos e Cultural Segredense (Neacs), com sede no distrito de Segredo (comunidade quilombola), em Souto Soares, Chapada Diamantina, retornarão. As 40 crianças que fazem parte da turma participam das primeiras aulas circenses do ano.
A instituição, sem fins lucrativos, já realiza esse trabalho gratuitamente há cerca de três anos, pretendendo trabalhar e desenvolver atividades que vão da educação tradicional, atendendo através de aulas de reforço para alunos com dificuldades na escola, na área artísticas, através da Escola de Circo Segredo das artes, e no trabalho musical, com um grupo de percussão. Na verdade, o Neacs tem muitas opções, como as aulas de capoeira e dança, no pátio de uma escola, onde ainda funciona sem lona. Hoje o Neacs busca um espaço para conseguir se instalar como um circo.
“É o que a gente mais precisa. Por isso criamos o Neacs Associação, que nasceu da necessidade de elaboração de projetos na área artísticas e culturais e de uma comunicação direta com os governos municipal, estadual e federal, levando em consideração que nossa região é carente em artes e cultura”, disse o diretor artístico e presidente do Neacs Associação, Robson Rodrigues de Araújo, também mais conhecido como palhaço Macarrão, ao Jornal da Chapada.
“Vamos poder pegar outras turmas com a criação da associação, com mais monitores”, afirmou. O Neacs também realiza um trabalho de metodologia inclusiva, com crianças especiais, além de mapear e valorizar os grupos culturais da região, através de encontros, seminários, convenções, festivais, e promover espetáculos.
Jornal da Chapada
Vídeo de divulgação