O final de semana foi de muita religiosidade, competições esportivas, alvorada e shows musicais para os moradores e visitantes do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, com a realização da 61ª edição da Festa do Padroeiro São Sebastião. Este ano, a festa religiosa trouxe o tema ‘Cristão Leigos e Leigas – O Sal da Terra é a Luz do Mundo’.
O tradicional evento, que faz parte do calendário religioso e cultural do município, realizou o novenário em homenagem ao santo, com a culminância em uma procissão, que percorreu as principais ruas da cidade. Para quem não sabe, o catolicismo sempre esteve presente na vida de boa parte dos moradores de Nova Redenção, sendo a Festa de São Sebastião comemorada no vigésimo dia do mês de janeiro.
Este ano, o novenário foi conduzido pelos párocos Mario Carli, Antônio Pintado e Luigi Gibelini. No último sábado (20), depois da missa solene, ponto alto da festa religiosa, presidida por sua eminência, o bispo Dom André de Witte, foi realizada a procissão.
Nela o andor e a bandeira do santo padroeiro foram carregados por fieis e acompanhados por autoridades, como a prefeita Guilma Soares (PT), o líder político Ivan Soares, o vice-prefeito Ademar Martins, vereadores como Ivo Soares e Demazim, secretários municipais e o povo em geral.
“Foi uma festa muito participativa, já que tivemos o cuidado de inserir em nossas celebrações recursos tecnológicos e audiovisuais como o projetor, o que permitiu a participação ativa dos fieis nos cantos e ritos religiosos”, declarou a professora e ativista religiosa Ivani Rocha, vocalista no show da paz.
Shows
Quanto à parte profana, ou social, da Festa de São Sebastião, não se sabe quando exatamente as ‘bandas eletrônicas’ foram inseridas na programação da festa do santo padroeiro, mas fato é que os shows realizados na praça atraem muita gente de fora. Na edição deste ano, os shows musicais foram restritos ao sábado (20) à noite.
Como é a prefeitura que banca quase tudo na festa, a estratégia partiu da administração ‘Governo da Reconstrução’ como uma forma de contenção de despesas, devido a crise pela qual passa os municípios brasileiros. Mas parece que a iniciativa deu certo, já que passaram pelo circuito da festa, montado na Praça do Vaqueiro, mais de 10 mil pessoas.
Estas pessoas se divertiram com shows de atrações locais como Robson Martins, que fez todos cantarem e dançarem no ritmo da ‘sofrência’ e Wesley Junior, além dos mambos e lambadas da banda Mambolada e da irreverência da Banda La Fúria, que é sucesso do momento entre os jovens.
“Essa festa é uma tradição em nosso município e temos que apoiá-la sempre. Essa noite estamos fechando com ‘chave de ouro’ o evento, que apesar das dificuldades que assolam todo o país atualmente, conseguimos realizar e agradar a todos, mesmo precisando reduzir os dias de festa de três para um. Agradou tanto pelas atrações musicais, quanto pela oportunidade de poderem mais uma vez festejarem a vida no encontro e reencontro de amigos que acontece durante a tradicional Festa de São Sebastião de Nova Redenção”, diz a gestora Guilma Soares.
Para ela, o evento atraiu diferentes visitantes de municípios da Chapada Diamantina. “Se você observou, a cidade está lotada. Vieram nos prestigiar vários filhos da terra que residem em São Paulo e em outros estados. Foi uma festa tranquila, sem brigas, além de ter aquecido o nosso comércio, gerando também renda para ambulantes e outros negócios temporários. Na oportunidade, quero agradecer a todos, desde do pessoal da limpeza, da infraestrutura, enfim, todos que trabalharam e colaboraram para o sucesso do evento”, completa.
Jornal da Chapada
Confira vídeo e fotos do evento