CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

#Vídeo: Adeus ao líder do MST assassinado reúne multidão em Conquista; Rui Costa fala em execução

capa
No velório, o governador Rui Costa disse que os assassinos estavam de capacete para não serem reconhecidos e executaram Marcinho em sua residência em Iramaia | FOTOS: Blog do Anderson e Ailton Fernandes |

O adeus ao líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e secretário municipal em Itaetê, Márcio Matos, o popular Marcinho, nesta sexta-feira (26), foi marcado pela participação popular, de amigos, familiares e de políticos. O velório, realizado no galpão do MST, em Vitória da Conquista, ficou lotado. Entre os vários políticos presentes estiveram o governador Rui Costa (PT), os deputados federais Valmir Assunção (PT) e Alice Portugal (PCdoB), o ex-prefeito de Conquista Guilherme Menezes e uma série de liderança dos movimentos sociais, sindicais e de outros partidos. Márcio Matos foi morto em sua residência no Assentamento Boa Sorte, em Iramaia, na região da Chapada Diamantina, na última quarta-feira (24), na frente do filho de 6 anos.

Rui lembrou de Marcinho, da trajetória de luta do militante e se emocionou ao falar para todos da violência no campo. “É uma herança que vai ao extremo na violência e na execução daqueles que, ao longo da história do Brasil, lutaram e lutam pela igualdade, por uma relação mais fraterna, por uma relação mais humana e por direitos básicos do ser humano, ou seja, ter acesso ao trabalho, ter acesso à renda, ter acesso a uma vida digna”, disse Costa. E concluiu “ele permanecerá na memória de cada um de nós, pela sua caminhada, sua história e sua militância”. Ainda durante a sua fala, o governador detalhou alguns pontos da investigação especial gerida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) sobre esse caso que chocou o Brasil.

Ele disse, sem se aprofundar nos detalhes, que o crime teria sido de mando e os autores permaneceram de capacete no momento da execução. “Se trata de uma execução, e as pessoas que foram fazer o serviço tinham receio de serem reconhecidos, tanto é que continuaram usando capacetes. Mas não vou aqui falar da linha de investigação. Porque para o sucesso da investigação quanto mais sigiloso for maior é a chance de sucesso. Cada vez que a gente fala, essas notícias vão circulando e a gente vai facilitando que aqueles que mandaram e executaram posso se evadir”, salienta Rui Costa. O governador ainda disse que a resolução do crime é prioridade absoluta da SSP. O corpo de Marcinho foi enterrado no cemitério Parque da Cidade, por volta das 10h30.

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Políticos e movimentos homenageiam líder do MST assassinado em Iramaia; polícia investiga crime

Vídeo da fala de Rui Costa no velório publicado pelo Blog do Anderson

Mais imagens de Ailton Fernandes do site Terra Sem Males

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios