Ícone do site Jornal da Chapada

#Carnaval: Festa momesca pode ser curtida de várias formas na Chapada Diamantina

Na Chapada, os atrativos não ficam apenas nas cachoeiras, o turista ainda pode ter acesso a muitas grutas, vales e uma diversidade de atrativos | FOTOS: Jornal da Chapada |

Fugir da confusão das ruas e avenidas abarrotadas de pessoas no carnaval. Há pessoas que querem sair um pouco desse estado comum desse período do ano, têm espírito aventureiro e amam a natureza e, por isso, vão para a Chapada Diamantina. Há até quem nunca conheceu o grande carnaval de Salvador e vai primeiro à Chapada. Para quem não quer a agitação dos dias de carnaval, a calmaria da Chapada é ideal para descansar.

Os municípios de Lençóis, Andaraí (Igatu), Mucugê, Palmeiras (Vale do Capão), Morro do Chapéu, Rio de Contas, Piatã, Boninal, Abaíra, Ibicoara (Buracão), Jacobina, Iraquara, Nova Redenção e Itaetê são algumas opções para quem quer distância da folia e busca por locais paradisíacos. O destaque da região é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 152 mil hectares de área, divididos entre os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê e Ibicoara.

1 / 38

Para quem gosta de boas caminhadas, vale a pena percorrer as trilhas e conhecer o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumaça, o Cachoeirão, Funis, o Morro do Castelo, ou o Pai Inácio. Na Chapada, os atrativos não ficam apenas nas cachoeiras, o turista ainda pode ter acesso a muitas grutas, vales e os três pontos mais altos da Bahia: o Pico das Almas, com 1.958 metros de altura; o do Itobira, com 1.970 metros; e o do Barbado, com 2.033 metros.

Na região é possível também praticar várias modalidades de esportes integrados com a natureza e com belas vistas, como o trekking, rafting, arvorismo, cascading, mergulho em cavernas, voo livre, balonismo, escalada, bungee jump, rapel, entre muitas outras, todas com guias e orientação para cada um desses esportes. Toda região da Chapada é mesmo para aqueles viajantes que procuram belezas naturais e muita aventura.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas