Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programa de culinária vai a Lençóis para mostrar o ‘Cortado de Garimpeiro’; veja vídeos

A equipe, comandada pela apresentadora Deisy Anunciação, visita a região da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Facebook

O programa de culinária ‘Sabor de Dendê’, que pode ser visto na internet em sites de vídeos e no Facebook, pegou a trilha do Rio Mucugezinho, na Chapada Diamantina, e foi atrás do ‘Cortado de Garimpeiro’, um prato típico de Lençóis. A receita consiste em um picado de carne do sol, palma, mamão verde e maxixe, refogado e acompanhado de uma farofa d’água.

Mas o programa mostrou também locais turísticos e históricos para a região, como os Poços do Pato e do Diabo, este último é uma piscina de sete metros de profundidade, de entorno diamantífero, e que recebeu este nome por ser local de onde escravos mortos eram jogados para servir de exemplo aos outros.

A culinária da Chapada Diamantina encanta turistas de diferentes regiões | FOTO: Reprodução/Facebook |

Nessa rota de garimpeiros, o guia turístico que acompanhou a equipe do programa mostrou de onde eram retiradas as pedras preciosas e contou sobre os hábitos dos moradores, como o banho de diamante. O costume era que o primeiro banho do bebê fosse em uma banheira com um diamante bruto na água, para energizá-lo. E não importava o quão pobre fosse a família, o primeiro banho seria de diamante.

Outro vídeo divulgado no canal do programa no Youtube, a apresentadora Deisy Anunciação visitou a casa de Seu Corí, famoso garimpeiro da Chapada, que faleceu em 2015. Na visita, ela conversa com o historiador Delmar Araújo, que explica muito sobre o período do garimpo na região. A equipe de filmagem segue na região, no município de Piatã, onde deve sair mais receitas e histórias. Abaixo seguem os dois vídeos divulgados, o primeiro com a receita do cortado e o segundo com o bate-papo com o historiador.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo do Cortado

Mais vídeo sobre Gastronomia e Cultura de garimpo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas