Chapada: Governo baiano deve investir R$ 3,2 milhões na reabertura de hospital em Jacobina

Postado em fev 16 2018 - 12:56pm por Jornal da Chapada
capa

A unidade está desativada desde 2013 e teve o perfil de atendimento redesenhado por técnicos da Sesab, tomando como base as necessidades do território e discussões com gestores da região de Jacobina | FOTO: Reprodução/Tribuna Livre |

Uma proposta para reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, na Chapada Norte, foi apresentada nesta quinta-feira (15), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desativada desde 2013, a unidade teve o perfil de atendimento redesenhado por técnicos da Sesab, tomando como base as necessidades do território e discussões com gestores da região de Jacobina. Com a reativação dos serviços da unidade, a estimativa é que o Governo do Estado faça um investimento de cerca de R$ 3,2 milhões por ano.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, há total disponibilidade do Governo do Estado para que a proposta vá à frente e que o hospital seja de fato reaberto. “O governador Rui Costa determinou que a situação da saúde de Jacobina fosse resolvida e que o hospital fosse reaberto”, disse o secretário.

Os 76 leitos do Hospital Regional Vicentina Goulart servirão como retaguarda clínica, cirúrgica e pediátrica para o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e para as UPA 24 Horas de Jacobina e Capim Grosso, com acesso regulado pela Central Estadual de Regulação. O hospital será também referência para os traumas ortopédicos de média complexidade, principalmente as fraturas fechadas de pacientes que não apresentem comorbidades, que demandem procedimentos cirúrgicos programados.

Além das cerca de 570 internações por mês nas áreas de clínica geral, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, o hospital será ainda referência para cirurgias eletivas, nas sub-especialidades de cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia e colo-proctologia.

A unidade deverá oferecer também assistência ambulatorial, com realização de consultas médicas especializadas e de outros profissionais de nível superior, a usuários egressos da própria unidade após tratamento cirúrgico e para pacientes referenciados pela Secretaria Municipal de Jacobina para avaliação cirúrgica, realização de pré-operatório e agendamento do procedimento. As informações são da Sesab.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.