Estrada Real na Chapada Diamantina revela histórias sobre o período colonial; confira vídeos

Postado em fev 23 2018 - 5:11pm por Jornal da Chapada
foto

Jacobina, Rio de Contas e Morro do Chapéu são destaques e apresentam um pouco mais da história do período colonial no país | FOTO: Divulgação |

Três vídeos de 2014 voltaram a circular nas redes sociais e foram enviados ao Jornal da Chapada por moradores e visitantes que estiveram na Chapada Diamantina no período de carnaval. Alguns sites da região lembraram em suas redes a série de reportagens sobre a Chapada de episódios exibidos na época pela TV Band Bahia. Embora sejam vídeos de 4 anos atrás, as informações são bem atuais. Trata-se dos episódios da série que focam especificamente na Estrada Real na Bahia – que ligava o estado a Minas Gerais na época do império português.

Jacobina, Rio de Contas e Morro do Chapéu são destaques e apresentam um pouco da história do período colonial no país. A estrada passa por 15 municípios da região e tem quase 500 quilômetros. Belezas naturais como cachoeiras e riachos, são apreciados pelo caminho. O trecho que passa por Rio de Contas, por exemplo, cidade histórica da Chapada Diamantina, dentro do Parque Natural Serra das Almas, é assunto principal do último episódio da série.

O ‘Caminho do Ouro’, nome dado por conta da circulação do mineral explorado na região, conta com um calçamento feito no século XVIII. Inclusive o maior trecho calçado da Estrada Real no Brasil, cerca de seis quilômetros, fica em Rio de Contas. A cidade tem 300 imóveis tombados, e foi considerada capital da Chapada na época colonial e era eixo de circulação de tropeiros e mercadorias para outros estados. A produção do minério circulava por esta via construída com mão de obra escrava. Assista aos episódios na sequência e conheça mais sobre o assunto.

Jornal da Chapada

Confira os vídeos completos aqui
Estrada Real em Jacobina

Estrada Real em Morro do Chapéu

Estrada Real em Rio de Contas

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.