Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio florestal entre o Vale Pati e Andaraí é controlado; novo foco surge em Mucugê

foto
Os brigadistas voluntários seguem com o monitoramento para considerar o fogo extinto na região afetada esta semana | FOTO: Montagem do JC/Cifa |

Os brigadistas voluntários conseguiram controlar o incêndio florestal ocorrido entre o Vale do Pati e a cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, na madrugada deste sábado (3) para domingo (4). As chamas foram identificadas na última quinta-feira (1º). Segundo o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, as brigadas voluntárias Carcará, de Palmeiras, Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), a Brigada Roseli Nunes, de Itaetê, a Marchas e Combates, de Mucugê, a de Ibicoara e a própria Cifa atuaram juntos para impedir o avanço do fogo.

“Muito bom a união de várias brigadas da região. Também deram apoio as prefeituras de Ibicoara e Andaraí, com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade [ICMBio], gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foram 4 dias de muito trabalho, mas, graças a Deus e a todos citados conseguimos controlar e agora seguimos com o monitoramento”, salienta Homero Vieira.

Brigadistas atuam no monitoramento para considerar o fogo extinto | FOTO: Jeremias Oliveira |

Eles também contam com o apoio das gestões municipais de Itaetê, do prefeito Valdes Brito (PT), e de Andaraí. “Nós conseguimos encurralar o fogo, é sempre difícil”, completou. Homero se disse satisfeito com a atuação em conjunto. “É muito gratificante ver os incêndios florestais serem tratados com a seriedade que requerem. E todos envolvidos na missão foram eficientes e só por isso conseguimos esse resultado”, afirmou.

Novo foco
Um novo foco de incêndio foi identificado na região de Mucugê no último sábado (3). As informações preliminares dão conta de que as chamas acometem o Gerais do Rio Preto. “Tem um outro incêndio florestal grande ocorrendo neste momento no Gerais do Rio Preto, em Mucugê. Mas não tenho maiores informações. O ICMBio já se encontra lá com apoio de várias brigadas voluntárias”, informa o presidente da Cifa ao Jornal da Chapada.

De acordo com o ICMBio, o novo foco que surgiu é na região do Guiné, onde uma equipe de 12 brigadistas já atua no combate. Neste domingo (4), a atualização da informação do ICMBio foi que o foco em Guiné continua sendo sendo combatido. Texto atualizado às 19h46 do domingo – 4 de março.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas