#Salvador: Debate sobre abolição marcará Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Postado em mar 19 2018 - 6:33pm por Jornal da Chapada
foto

O debate contará com a participação do sociólogo, pesquisador e professor universitário Jessé Souza | FOTO: Divulgação |

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta quarta-feira (21), será marcado pelo debate ‘Racismo, exclusão política e desigualdade’, às 17h, no Hotel Victória Marina, em Salvador. O objetivo é promover reflexões em torno dos 130 anos da abolição da escravatura no Brasil e as questões decorrentes deste fato histórico para o povo negro. O evento é realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia. O debate contará com a participação do sociólogo, pesquisador e professor universitário Jessé Souza.

Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé é autor de diversos livros e analisa, dentre ouros temas, o patrimonialismo e os impactos do sistema escravocrata. A mesa também será composta pela titular da Sepromi, Fabya Reis, e pela vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN), Lindinalva de Paula. O evento tem entrada gratuita e contará com emissão de certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3103-1480.

Sobre a data
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória.

Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A data também marca a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.