Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Falta de energia afeta cidades da região Nordeste e causa transtornos para população

luz
Falha no suprimento de responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte é a causa da falta de energia na rede básica; informações sinalizam que houve problemas na Usina de Belo Monte | FOTO: Divulgação |

A falta de energia na tarde desta quarta-feira (21) afetou diferentes cidades das regiões norte e nordeste do país. De acordo com informações de internautas, a energia faltou por volta das 16h. Em Salvador, por exemplo, uma série de bairros foram atingidos, deixando populares sem serviços em bancos, metrôs, unidades de saúde e comércio em geral. Outras cidades do interior da Bahia também foram afetadas, como Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Ilhéus, Camaçari e Lauro de Freitas e municípios de outros estados, como Recife, Fortaleza e Piauí. Municípios da região da Chapada Diamantina também relatam falta de energia.

Ao menos 12 estados do norte e do nordeste enfrentam queda de energia nesta quarta: Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins. Conforme relatos, em Salvador faltou luz em praticamente todos os bairros. Alguns comércios funcionam com geradores. Há relatos de apagões em outras cidades de diferentes regiões da Bahia. Em Sergipe, além de Aracaju, outras 59 cidades foram afetadas. As redes de telefonia móvel também apresentam problemas. No Rio Grande do Norte, todos os 167 municípios foram afetados, segundo a companhia de energia local.

A Companhia Energética do Maranhão emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido. A nota diz que uma “falha no suprimento de responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte é a causa da falta de energia na rede básica e interrompe o fornecimento para os estados do Maranhão e Tocantins e parcialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará”. Ainda segundo a nota, “neste momento somente parte da região de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda estão com energia elétrica. Informações preliminares sinalizam que houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte que fica no estado do Pará”.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) se manifestou sobre o caso. Em nota, o ONS disse que “uma perturbação no SIN [Sistema Interligado Nacional] causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”. Também em nota, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que “não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento verificado na tarde de hoje”. Até o fechamento desta matéria, às 17h26, as cidades continuavam sem energia.

Confira a nota do ONS na íntegra:
“Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas