Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios realizam evento para comemorar Dia da Chapada Diamantina; Lençóis sediará abertura

chapada
A vocação ambiental da Chapada, aliada ao patrimônio arquitetônico histórico-cultural dos tempos áureos do ouro e diamante, faz do turismo uma das principais atividades econômica da região | FOTO: Arquivo/Divulgação |

No próximo dia 11 de abril será comemorado pela primeira vez o Dia da Chapada Diamantina, com um evento integrado nos municípios de Lençóis, Seabra e Palmeiras que começará na próxima segunda-feira (9). A escolha da data comemorativa teve origem na 1ª divisão do Estado em Regiões Administrativas, instituídas em 11 de abril de 1966, quando Seabra passou a ser o centro administrativo e político da região.

Em julho do ano passado o abaixo assinado com a proposta da data festiva foi levada para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), onde o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo governador Rui Costa (PT). A vocação ambiental da Chapada, aliada ao patrimônio arquitetônico histórico-cultural dos tempos áureos do ouro e diamante, fazem do turismo uma das principais atividades econômicas, atraindo visitantes nacionais e internacionais.

Lençóis, um dos expoentes máximos do setor, irá receber uma programação especial no dia 9. Das 9h às 12h, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Praça Horácio de Mattos, haverá a exposição ‘Garimpo e Garimpagens – A força da Identidade’, tendo como curador Delmar Araújo. No auditório acontece o painel ‘Geodiversidade, Patrimônio, Identidade e Desenvolvimento Territorial’, com Marilda Miedema, Marjorie Cseko Nolasco e Renato Azevedo.

Na Casa Afrânio Peixoto acontecerá a exibição de filmes e documentários sobre tradições culturais | FOTO: Divulgação |

Das 14h às 18h acontece a oficina sobre ‘Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina’ e visita técnica com o professor Carlos Etchevarne (Ufba) e Alvandyr Bezerra (Instituto Bahia Arqueológica). A administração municipal ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB), irá disponibilizar transporte para a visita ao Complexo Arqueológico Serra das Paridas. A partir das 18h00, na Galeria de Arte e Café Ba-Cana, na Boa Vista, acontece a exposição de Pedro Lima e Paula Soleny, intitulada ‘Paisagens e Cultura Regional da Chapada Diamantina’.

Tradição cultural
Já a partir das 19h30, na Casa Afrânio Peixoto, acontecerá a exibição de filmes e documentários sobre tradições culturais como o Jerê e os mestres. Logo depois desse horário será feito também um City Tour em Lençóis, partindo do prédio da universidade.

Jornal da Chapada

Confira programação por cidade

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas