• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Dia da Chapada Diamantina é celebrado com programação diversificada em municípios da região

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
12 abril 2018 - 14h25
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Mundo
0
#Fotos: Voos panorâmicos de balão mostram ainda mais as belezas da Chapada Diamantina
foto
A vocação ambiental da Chapada, aliada ao patrimônio arquitetônico histórico-cultural dos tempos áureos do ouro e diamante, fazem do turismo uma das principais atividades econômicas | FOTO: Divulgação |

Nesta quarta-feira (11) é comemorado o Dia da Chapada Diamantina pela primeira vez na história. A escolha da data comemorativa teve origem na 1ª divisão do Estado em Regiões Administrativas, instituídas em 11 de abril de 1966, quando Seabra passou a ser o centro administrativo e político da região. Um abaixo assinado em Praça Pública, no município de Seabra, com a proposta da instituição da data foi realizado durante a Semana de Meio Ambiente. À época mais cinco municípios aderiram ao documento, Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí e Barra da Estiva.

O projeto foi levado para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), onde o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo governador Rui Costa (PT). Desde então, foi instituído por meio da Lei 13.739 de 05/07/17, no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado anualmente em 11 de abril.

Leia também
Municípios realizam evento para comemorar Dia da Chapada Diamantina; Lençóis sediará abertura
#Fotos: Voos panorâmicos de balão mostram ainda mais as belezas da Chapada Diamantina

A vocação ambiental da Chapada, aliada ao patrimônio arquitetônico histórico-cultural dos tempos áureos do ouro e diamante, fazem do turismo uma das principais atividades econômicas, atraindo visitantes nacionais e internacionais. Seu nome se originou da enigmática e raríssima geologia e suas jazidas diamantíferas que a constitui, enriquecido por muitos mistérios, águas, povos, histórias, culturas, patrimônios materiais e imateriais, construções, inovações e mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

Em Seabra, acontece durante todo o dia uma programação especial pela data comemorativa. Haverá o lançamento do livro ‘História Natural da Chapada Diamantina’, dos autores Rodrigo Valle César e Vanessa Aparecida Camargo. Além de palestra de planejamento estratégico do turismo, homenagens a ambientalistas, exposições e um cortejo cultural, com a presença de municípios como grupos culturais de Wagner, Utinga, Morro do Chapéu, da comunidade da Lagoa da Boa Vista, em Seabra, dentre outros. Faça parte dessa festa da nossa região.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Bahia: TRE abre seleção pública e inscrições seguem até o dia 20 de abril; confira aqui

Próximo Post

Designer cria uniforme para torcedores da seleção não serem confundidos “com pato paneleiro”

Próximo Post
Designer cria uniforme para torcedores da seleção não serem confundidos “com pato paneleiro”

Designer cria uniforme para torcedores da seleção não serem confundidos “com pato paneleiro”

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.