Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ato em defesa de Lula tem participação de estudantes e movimentos sociais em Seabra

capa 3
Manifestantes fecharam trecho de rodovia federal na Chapada Diamantina | FOTO: Iago Aquino |

A manifestação em favor da democracia no Brasil, realizada na tarde da última sexta-feira (6) em Seabra, município da Chapada Diamantina, reuniu muitos estudantes e professores, tanto os secundaristas, quanto técnicos e universitários, membros de diversos movimentos sociais e de partidos da esquerda. Os protestos iniciaram por volta das 17h, em frente ao Derba, percorreu o centro da cidade e retornou ao ponto de saída. De lá, já à noite, os estudantes sugeriram o fechamento da BR-242 utilizando pneus em chamas, o que foi feito.

O professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gildeci Leite, uma das lideranças do movimento, disse ao Jornal da Chapada que não havia planejamento prévio de fechar a rodovia, mas a ideia foi muito bem aceita. “Tudo foi feito de forma pacífica para mostrar aos caminhoneiros a simbologia da prisão de Lula”, contou Leite. “Entendemos essa prisão como o cerceamento da liberdade de todos e de um país melhor”, disse o docente.

Para ele, Lula é o símbolo da defesa de premissas importantes do Direito no Estado Democrático. “Quem diz que Lula é radical não sabe que na verdade ele é o pacificador, que uniu diversas classes. Senão o povo estava quebrando tudo por aí”, afirmou Gildeci. O professor frisou que a polícia não foi truculenta em nenhum momento e pediu que os manifestantes liberassem a via. O que foi feito após cerca de 50 minutos de bloqueio.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Estudantes e militantes políticos se manifestam a favor da democracia em Itaberaba
#Brasil: Ex-presidente Lula deve se apresentar à PF neste sábado após negociação

Confira fotos e vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas