Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Lula diz em discurso que vai se apresentar: “Não sou um ser humano, sou uma ideia”

lula
O petista fala, pela primeira vez, desde que o juiz expediu a ordem de prisão | FOTO: Divulgação/Julia Dolce |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de confirmar que vai se entregar e cumprir o mandato de prisão emitido contra ele pelo juiz federal Sérgio Moro. O discurso foi com militantes em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). É a primeira vez que o petista fala desde que o juiz expediu a ordem de prisão. Lula participou da missa em memória de Marisa Letícia, que completaria neste sábado 68 anos. Ele disse que cumprirá a sentença de cabeça erguida e peito estufado. “Eles decretaram a minha prisão e eu vou atender ao mandado deles, eles acham que tudo o que acontece nesse país acontece pela minha causa”, disse.

“Minhas ideias estão no ar e não tem como prendê-las. Meu coração baterá pelo coração de vocês”, frisa. “Não pararei porque não eu sou sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia, uma ideia misturada com a ideia de vocês. A morte de um combatente não para a revolução”, afirmou. E chamou cada militante de Lula. “Somos Lula”, disse. A frase “Eu sou Lula” foi ecoada na plateia.

Ele fez o discurso de um caminhão de som, ao lado de aliados, como a ex-presidente Dilma Rousseff; o presidente estadual do PT, Luiz Marinho; os ex-ministros Fernando Haddad e os pré-candidatos à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Antes, durante a missa, foi feito um histórico de dona Marisa Letícia, contando por exemplo, como ela ajudou Lula em suas campanhas políticas. Enquanto a missa ocorria, pessoas gritavam “Lula livre”, “Não se entrega” e “Resistir”. Lula reiterou que quanto mais o atacam, mais cresce a relação dele com o povo brasileiro.

“Eu sou o único ser humano processado por um apartamento que não é meu. O Globo mentiu, a Polícia Federal mentiu no inquérito, o Ministério Público mentiu e quando o juiz Sérgio Moro julgou, mentiu que [o apartamento] era meu novamente”, declarou. Lula diz que nunca irá perdoar essas pessoas por ter passado para sociedade a ideia que ele é ladrão. “Nenhum deles dorme com a consciência tranquila que eu durmo. Eu não estou acima da justiça, mas acredito em uma justiça que vota o processo baseado em provas concretas”, disse. No discurso, ele desafiou Sérgio Moro e os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a provar como ele era dono do tríplex no Guarujá.

1 / 6

“Eu apenas sonhei que era possível governar esse país sendo um metalúrgico, que era possível cuidar mais da educação do que os diplomados e concursados que já governaram esse país, eu sonhei que era possível diminuir a mortalidade infantil levando leite, feijão e arroz para as crianças comerem todo dia, eu sonhei que era possível colocar o menino preto da periferia nas melhores universidades do país”, afirmou Lula, dizendo que sonhar essas coisas foi o crime dele.

“Esse crime eu cometi, é esse crime que eles querem que eu não cometa. É por conta desse crime que existem mais de 10 processos contra mim”, disparou. Ao final do discurso, o ex-presidente assegurou que os militantes serão os dispersadores de seus ideias e que serão todos Lula a partir de agora. “A morte de um combatente não para a revolução”, falou, completando que a história irá inocentá-lo e que vai provar que os criminosos foram os juízes, os procuradores e os delegados que o encarceraram. Lula disse que sairá da cadeia maior e mais forte.

Após seu pronunciamento, Lula foi levado pelo povo ao som da música de Chico Buarque ‘Apesar de Você’. O discurso de quase uma hora fez Lula passar mal. No carro de som, foi pedido que médicos entrassem no prédio, onde ele se encontra agora, para ser atendido. Minutos após terem solicitado o socorro, o carro de som avisou que Lula já está bem. Lula apareceu, há pouco, na janela para acenar para a multidão que se encontra do lado de fora. O calor é muito intenso nesta tarde de sábado (7) em São Bernardo do Campo.

Ao vivo de São Paulo

Vídeo divulgado pelo PT

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas