Chapada: Rui Costa responde que vai tentar subir o Morro do Pai Inácio após convite de internauta

Postado em abr 12 2018 - 7:02pm por Jornal da Chapada

O governador da Bahia foi convidado a visitar a Chapada Diamantina para turismo em um dos morros mais conhecidos da região | FOTO: Montagem do JC |

De tiro certeiro, assim como a correria do governador Rui Costa (PT), foi sua resposta ao convite para subir o Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, de um internauta durante o programa #PapoCorreria – transmitido via Facebook oficial do político, nesta quinta-feira (12). “Vamos tentar”, respondeu o gestor. O internauta lembrou do Dia da Chapada Diamantina, comemorado na última quarta-feira (11 de abril). Esse foi o primeiro ano que se celebrou a data criada após sansão do governador em 2017. “Já que tem esse pique todo, é correria, aguenta subir o morro?”, questionou o internauta.

Para a alegria de Rui Costa, recentemente, a prefeitura do município de Palmeiras, onde o ponto turístico está situado, instalou uma escadaria para facilitar a chega ao alto do morro. Com a escadaria, os 1.150 metros de altitude ficam mais tranquilos. Essas intervenções de melhorias do acesso no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio tiveram o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). (saiba mais)

História
O Morro do Pai Inácio é um cartão-postal da Chapada Diamantina que fica no território de Palmeiras – local de prazer visual a quem visita. Esse ponto está permeado de um mito que dá o nome do lugar. É contado pelos moradores mais antigos de Palmeiras, que o morro tem esse nome devido a Inácio – um escravo que teve um romance com a filha de um fazendeiro poderoso da região. (Leia mais aqui)

Filme
O filme ‘A Lenda do Pai Inácio ou Kokumo?, uma produção da instituição Grãos de Luz e Griô, que fica no município de Lençóis foi lançado na internet em 2016, em canal de um portal de vídeo. O audiovisual, com direção geral de Marcos Carvalho, faz uma releitura da lenda mais famosa da Chapada, contando um pouco da história da vida do negro que teria se apaixonado pela filha de um barão. O Jornal da Chapada separou o vídeo e publica neste post.

Jornal da Chapada

Assista aqui ao filme

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.