Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Curso de ‘Agrofloresta Sintrópica’ aborda práticas e princípios do sistema na região de Palmeiras

A formação acontece no povoado de Volta da Serra entre os dias 20 e 22 de abril | FOTO: Divulgação |

A Fazenda Brejão, localizada a 20 quilômetros de Palmeiras, município da Chapada Diamantina, próximo ao povoado Volta da Serra, receberá entre os dias 20 e 22 de abril o curso de ‘Agroflorestas Sintrópicas’. A agrofloresta visa trabalhar caminhos sustentáveis para as práticas agrícolas, através do plantio de espécies agrícolas e florestais em uma mesma área, garantindo assim, produtividade sem prejudicar o meio ambiente ao redor.

O curso tem duração de três dias e irá abordar temas como os princípios da agrofloresta, o preparo do solo e adubação, plantio com sucessão vegetativa no espaço e tempo, desenvolvimento e consórcios de espécies vegetais, a prática de implementação agroflorestal e a visita e análise de cultivos agroflorestais de até nove meses.

O facilitador do curso será Ricardo Lopes, produtor agroflorestal, membro diretor do Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (Mais), membro fundador do Núcleo de Agrofloresta do Cerrado (Nacer). Bacharel em Propaganda e Marketing e graduando em Gestão Ambiental, ele trabalha com agricultura desde 2010, coordenou vários trabalhos agroflorestais desenvolvidos nos estados de Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Tocantins e no exterior (Haiti).

A agrofloresta visa trabalhar caminhos sustentáveis para as práticas agrícolas | FOTO: Divulgação |

Local
A Fazenda Brejão está nos limites com o Parque Nacional da Chapada Diamantina, local de topografia montanhosa, e abrange 50 hectares cobertos por vegetação nativa. Nesse ambiente é que acontece o curso teórico-prático. São apenas 30 vagas e as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail faz.brejao@hotmail.com. 

No curso, estão inclusos aulas teórico-práticas, certificado, alimentação com produtos locais, materiais para o curso e acomodação em área de camping, com uma linda vista das montanhas do Sincorá, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O uso de ferramentas é opcional e de inteira responsabilidade do participante. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas