Chapada: Curso de poda em agrofloresta apresenta técnicas no Vale do Capão entre 29 e 31 de março

Postado em mar 19 2019 - 7:35pm por Jornal da Chapada

Serão três dias de aulas teóricas e práticas, apresentando os princípios dos Sistemas Agroflorestais Biodiversos, tipos de poda e suas técnicas, como, quando e porque fazer a poda | FOTO: Divulgação |

O curso de poda em sistema agroflorestal será realizado no Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, no município de Palmeiras, Chapada Diamantina, entre os dias 29 e 31 de março. A capacitação acontece no Sítio Água Viva, e será ministrado por Lucas Machado e Guilhermo Ramos. Serão três dias de aulas teóricas e práticas, apresentando os princípios dos Sistemas Agroflorestais Biodiversos, tipos de poda e suas técnicas, como, quando e porque fazer a poda.

Além de demonstrarem o uso correto e manutenção de ferramentas e equipamentos, técnicas de trabalho em altura com segurança, de organização correta da matéria orgânica de poda no solo, de corte em altura e de derrubada, preparo do solo e adubação para o plantio agroflorestal. Lucas Machado é engenheiro agrônomo e agricultor. Iniciou os seus trabalhos em Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Grupo de Estudos e Práticas em Agroflorestas – Apêti, onde além de estudos desenvolviam cursos e projetos de SAFs.

Ainda neste período teve a oportunidade de aprender Agrofloresta com grandes mestres como João dos Santos, Dadinho, Zé Ferreira, Agricultores da Cooperafloresta, Juã Pereira e o senhor Ernst Gotsch. Já Guilhermo Ramos é agricultor, técnico e consultor em SAFs. Ele iniciou sua graduação em Biologia, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2003. A partir de 2005, começou seus estudos e práticas com sistemas agroflorestais.

Trabalhou no Epicentro Marizá com Marsha Hanzi; no Instituto de Permacultura da Bahia; no Sítio Espelho d´água, em Simões Filho, Sítio Na luz e Fazenda Riachinho (Caeté-Açu). Estudou com Henrique Sousa e Ernst Gotsch. Atualmente realiza cursos, projetos e consultorias em Agrofloresta, e promove cursos e sistemas de produção na Fazenda Brejão. Reside na Chapada Diamantina desde 2008. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.