#Brasil: Economista e um dos fundadores do PT, Paul Singer morre em São Paulo aos 86 anos

Postado em abr 17 2018 - 12:10pm por Jornal da Chapada

Paul Singer nasceu em 1932 na Áustria e chegou ao Brasil em 1940, fugindo da perseguição aos judeus no Continente Europeu | FOTO: Divulgação |

O economista Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu na noite da última segunda (16), aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Paul Singer nasceu em 1932 na Áustria e chegou ao Brasil em 1940, fugindo da perseguição aos judeus no Continente Europeu.

Formado em economia e com doutorado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP), onde foi ainda professor titular de economia, Singer ocupou o cargo de secretário de Planejamento na gestão de Luiza Erundina, eleita prefeita pelo PT entre 1989 e 1992. Atuou nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Roussef. Ele era um defensor da economia solidária como alternativa à exclusão social.

Paul Singer também foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2106, foi secretário nacional de Economia Solidária. O velório será no Cemitério Israelita do Butantã, e o enterro está previsto para a tarde.

Rui Costa lamenta morte
O governador Rui Costa lamentou a morte, em São Paulo, do economista Paul Singer, considerado uma das principais referências intelectuais do partido. “Economista de formação como eu, Paul Singer sempre entendeu que essa ciência deve estar a serviço da coletividade para garantir justiça social. Com muito pesar, recebi a notícia da morte desse importante intelectual e militante, que tanto lutou por um país mais solidário. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou Rui em sua página no Facebook.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.