O prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), enviou esta semana uma mensagem aos prefeitos baianos em um vídeo divulgado na internet. E ela não foi reconfortante. É que neste mês de abril o Tesouro Nacional informou a queda do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 13%.
Para Ribeiro, a queda brusca “afeta 80% das prefeituras baianas, que dependem, quase que exclusivamente, do FMP para fechar suas contas”. Em sua mensagem, o presidente da UPB afirmou que as quedas normalmente aconteciam em agosto, quando a receita diminuía na União. “É algo temeroso e nos preocupam muito, nunca aconteceu (com esse valor) na história do repasse do FPM e principalmente no mês de abril”, contou.
Eures finalizou o vídeo realizando um chamamento para os gestores municipais baianos. “Quero convocar a todos. No mês de maio temos a marcha em Brasília. Precisamos fazer nossas reivindicações e a principal delas discutir essa queda de receita que afeta os municípios”, pontuou.
Jornal da Chapada