Chapada: Grupo de Lençóis formado por mulheres ganha prêmio em festival de música em Nova Redenção

Postado em abr 30 2018 - 3:14pm por Jornal da Chapada

Lençóis tem a marca de aglutinar bons músicos, com alto nível de conhecimento teórico | FOTO: Divulgação |

O grupo de percussão Mandassaia, do município de Lençóis, formado só por mulheres de vários locais do mundo, foi para Nova Redenção participar do VI Festival de Música Regional da Chapada Diamantina, e saiu de lá com prêmio. As mulheres receberam o troféu de melhor trabalho de cultura popular. A cidade chapadeira tem a marca de aglutinar bons músicos, com alto nível de conhecimento teórico.

Quem foi assistir ao festival ficou encantado com a apresentação. Muitos afirmaram que foi a melhor da sexta (27). O grupo, que tem apoio da administração ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito de Lençóis, Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, concorreu no evento, que entrou com credibilidade para o calendário de eventos regionais, cantores e compositores de muitos estados do país, entre eles, São Paulo, Minas Gerais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O professor, percussionista e produtor cultural Helder do Espírito Santo foi quem conseguiu reunir essas mulheres argentinas, espanholas, italianas e brasileiras, em torno da cultura popular, através da Casa Experimental de Música,  realizando um trabalho percussivo para além do samba-reggae do Olodum, que é tradição na Bahia. “São composições autorais e trabalhamos com fusão de ritmos como o maracatu, o baião, a cumbia, o coco, reggae, dentre outros”, contou Helder ao Jornal da Chapada.

Elas fizeram uma oficina de ritmos com professor e dessa experiência se aprofundaram na música e montaram o grupo. Para Espírito Santo essa mistura de nacionalidades tem a cara de Lençóis. “Elas cantam a vida da Chapada. Todas riquezas são traduzidas com as composições, linha mais cultural, de misturas rítmicas”, disse Helder, que trabalha em conjunto com o também percussionista Dadi Andrade.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.