Chuva ameniza calor na Chapada Diamantina e tranquiliza agricultores da região

Postado em maio 16 2018 - 7:16pm por Jornal da Chapada

As águas que caem na região proporcionam o aumento do nível de água do Rio Utinga e garantem a colheita da produção para o São João | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Safra garantida para o São João, aumento da vazão do Rio Utinga, calor amenizado e os pontos turísticos estão cheios de água na Chapada Diamantina. Esse é o saldo das chuvas que caíram e caem na região durante a semana. Nesta quarta-feira (16), em contato com o Jornal da Chapada, alguns moradores de diferentes cidades enviaram fotos e pequenos relatos sobre as benesses trazidas pelas chuvas.

“Sempre bom ter chuvas na Chapada. Dessa vez, foi muito boa, deu até para descansar. Com certeza os agricultores da região estão contentes, vai ser um São João com boa colheita. Sem falar que ajudou muito no aumento do volume de água do Rio Utinga, que abastece municípios como Utinga, Wagner, Lajedinho e Andaraí”, salienta um dos coordenadores do Movimento por Terra e Moradia (MTM), Mourival José de Souza.

O líder social salienta que as chuvas chegaram e devem aumentar em diferentes cidades. Há relatos de chuvas fortes na região de Utinga, Wagner e Bonito, o que deve levar tempo frio para essas áreas, inclusive em Morro do Chapéu, mantendo o tempo nublado e com temperaturas entre 21° e 18°C. Já na região sul da Chapada, a previsão é de também tempo nublado e úmido, como em Mucugê e Andaraí, que têm grandes possibilidades de chuva durante a semana.

“Tem muitas nuvens no céu na região de Andaraí e está prometendo cair um ‘toró’. Acredito que durante a noite ou madrugada a chuva caia. Esse período é bom para fazer trilhas e conhecer novos pontos turísticos sempre cheios de água”, salienta o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira. As temperaturas em Andaraí devem ficar entre 28°C máxima e mínima de 20°C.

No município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, o clima é frio também. O sereno que cai na cidade deixa as temperaturas variando entre 20°C e 29°C. “Clima de inverno, vamos ter um dos períodos mais esperados dos brasileiros que é o São João, e em Itaberaba o forró vai esquentar as noites frias. Aliás, como em toda a Chapada, com os festejos juninos será assim, frio e forró”, destaca o dirigente do Sindilimp em Itaberaba, o advogado Gilmário Machado.

Jornal da Chapada

Confira fotos enviadas por meio de redes sociais por internautas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.