Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Pesquisa aponta que Lula é o favorito dos baianos; Marina lidera com petista fora da disputa

capa
Em caso de ausência de Lula na disputa eleitoral, a ex-ministra Marina Silva (Rede) é a maior beneficiada | FOTO: Reprodução |

De acordo com o levantamento P&A, realizado pelo site Bahia Notícias, mesmo preso, desde o último dia 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato com maior percentual de intenções de voto na Bahia. O petista aparece à frente dos adversários tanto no cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos postulantes, quanto no questionário estimulado. Em caso de ausência dele na disputa, a ex-ministra Marina Silva (Rede) é a maior beneficiária, chegando a registrar o dobro do percentual de intenção de votos do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).

Lula é citado por 31,8% dos baianos, na pesquisa espontânea, quase oito vezes mais do que o segundo colocado nesse cenário, Jair Bolsonaro, com 4,6% das intenções de voto. A Bahia, o 4º maior Colégio Eleitoral do país, é considerado um território favorável ao petista conforme os históricos das últimas eleições, o que explica o percentual amplo com relação aos adversários em todos os levantamentos.

Segundo a pesquisa, quando não são citados os nomes dos postulantes, também aparecem como opção para os baianos Marina Silva, para 1,2%, o ex-ministro Joaquim Barbosa (PSB), que desistiu do pleito e aparece com 0,9%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com o mesmo percentual (0,8%), Álvaro Dias (Pode), para 0,4%, e Geraldo Alckmin (PSDB), para 0,3%. Não souberam 43,8% dos entrevistados e 14,5% não votariam em ninguém. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Leia também

#Eleições2018: Wagner e Lídice lideram pesquisa para o Senado; Jutahy seria eleito com Lídice fora da disputa

Veja os gráficos divulgados

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas