Chapada: Prefeitura de Itaberaba realiza capacitação para manejo clínico do vírus Influenza

Postado em jun 8 2018 - 1:18pm por Jornal da Chapada

O encontro foi realizado no anfiteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) | FOTO: Divulgação/Secom |

Profissionais que fazem parte das 14 cidades da Região de Saúde de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, participaram da Capacitação de Manejo Clínico da Influenza oferecida pela gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), através da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Núcleo Regional de Saúde Centro Leste.

O encontro, realizado no anfiteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), contou com a participação do secretário municIpal da Saúde, João Rodrigues Júnior, e do médico infectologista Renato Martins, além do coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, Evangleydson Macedo, e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Base Regional de Saúde, Maristela Almeida de Oliveira.

O secretário João destacou que Itaberaba, mais uma vez reforça a sua posição como referência regional de Saúde ao convocar os municípios para a capacitação sobre o vírus da Gripe Influenza H1N1. Segundo ele, o encontro serviu para que os profissionais possam “tirar dúvidas sobre o manejo clínico de pacientes, além do cuidado com a correta notificação dos casos para que o Estado e o Município tenham dados cada vez mais precisos e possam elaborar estratégias mais eficientes de combate ao vírus”, completou.

Para o coordenador Evangleydson Macedo, a capacitação faz parte de mais uma etapa das ações adotadas pelo município para o combate o vírus H1N1 em Itaberaba e toda a região de Saúde. “Houve uma capacitação em Salvador que contou com a participação de nosso médico infectologista, Renato Martins que, hoje, está trazendo para todos nós informações valiosas sobre técnicas de abordagem clínica de pacientes diagnosticados ou com suspeita de Influenza”, informou.

Capacitação Manejo Clínico Influenza | FOTO: Divulgação/Secom |

Já para Maristela Almeida, o objetivo do encontro é o de reforçar o controle e a prevenção da gripe Influenza. “A ideia foi a de reunir médicos e enfermeiros, da rede assistencial, para compartilhar mais informações sobre abordagens, medicamentos utilizadas e tudo o mais que envolve o protocolo de tratamento. É importante observar que nós tivemos um aumento, este ano, no número de casos em relação ao mesmo período do ano anterior”, pontuou a coordenadora.

E para o palestrante Renato Martins um dos objetivos do encontro foi reduzir a subnotificação, além de reforçar o treinamento dos profissionais que atuam na área para um diagnóstico e tratamentos mais precisos. “A Influenza é uma infecção que ocorre todos os anos, principalmente no inverno. É importante saber que a doença existe e enfatizar, também, a vacinação e o tratamento precoce. Nesse sentido, o treinamento constante dos profissionais pode fazer toda a diferença no tratamentos dos casos”, observou.

Na Bahia, 1092 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), com 82 óbitos. Desses, 209 foram confirmados para Influenza, com 174 casos do tipo A – H1N1, com 20 óbitos. Em Itaberaba, até o momento, já foram notificados 5 casos de SARG sem nenhum óbito. Destes, apenas um caso foi confirmado com a Influenza A H1N1. A Campanha Nacional de Vacinação 2018 para o público-alvo, crianças de seis meses a menor de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas acima de 60 anos e pacientes com múltiplas doenças crônicas, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (15). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.