Com o plenário da Assembleia Legislativa repleto de amigos e admiradores e no exato dia em que foi eleita Miss Bahia há 50 anos, a baiana Martha Vasconcellos foi agraciada nesta sexta (15) com a Comenda Dois de Julho, a mais alta condecoração da Casa. O deputado Marcelo Nilo, autor da proposição, saudou a homenageada que adentrou ao plenário ao som da marchinha Martinha da Bahia, sucesso da época em que foi eleita a mais bela do universo. Nilo destacou a trajetória da soteropolitana, citando não somente os títulos de beleza, mas também o trabalho como psicóloga em Boston, defendendo mulheres vítimas de violência doméstica, e os três prêmios que recebeu na área dos direitos humanos nos EUA.
Após um vídeo com sua trajetória e ao som da música Martinha dos Quindins de Ioiô e Iaiá, Martha recebeu a comenda das mãos dos três netos, Beatriz, Felipe e Guilherme, e flores das Misses Bahia Marisabel Boere (85) Morgana Brasil (86) e Cynara Fernandes (87), e da Miss Brasil 91 Patrícia Godoi. No seu agradecimento, a Miss Universo 1968 destacou a felicidade de ter divulgado a Bahia nos cinco continentes e a sua personalidade, aliada à base familiar, o que permitiu que pudesse defender com tanto empenho as mulheres abusadas. Foi aplaudida de pé.
Martha foi a última baiana a vencer o concurso nacional e a última brasileira a ser eleita Miss Universo. O Jubileu de Ouro das conquistas tem rendido homenagens em diversos estados do país, como Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e durante o Miss Brasil, no Rio Janeiro, no mês passado, diante de 20 mil pessoas. As informações são de assessoria.