• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#SãoJoão: Atendimento a acidentados com fogos de artifícios aumenta com festejos juninos

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
23 junho 2018 - 13h50
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
#SãoJoão: Atendimento a acidentados com fogos de artifícios aumenta com festejos juninos

São João da Bahia - Fogos TV Bahia

O uso inadequado de bombas, foguetes e espadas é a principal causa de queimaduras no período junino | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Com a chegada dos festejos juninos, a utilização de fogos de artifício aumenta sensivelmente. Com isso, a incidência de acidentes com os fogos e fogueiras são bastante recorrentes nesta época do ano e atingem, principalmente, as crianças. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em 2017, no período de 22 a 26 de junho, foram atendidos 35 pacientes vítimas de queimaduras por fogos de artifícios e explosão de bombas, no Hospital Geral do Estado (HGE).

O uso inadequado de bombas, foguetes e espadas é a principal causa de queimaduras no período junino. Coordenadora de um curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio na Bahia, Gabriela Sena diz que o uso de fogos deve ser evitado por crianças ou realizado sempre com a supervisão de um adulto. Outra recomendação da professora é que os fogos não devem ser estourados direto na mão.

“Sempre que os fogos forem utilizados é importante não estourá-los próximos às residências, hospitais e jamais estourá-los nas mãos. Se você estoura direto na mão corre o risco de o rojão não sair, o que pode acarretar uma queimadura gravíssima na mão, no rosto e até mesmo em todo corpo”, alerta.

Além da prevenção, outro aspecto importante ressaltado foi as primeiras ações a serem realizadas após o acidente. “O acidentado deve ser levado imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que um profissional possa avaliar a gravidade do ferimento”, afirma Gabriela.

Outro procedimento condenado pela professora é o uso de soluções caseiras para tratar as queimaduras. “Cuidar de uma queimadura com procedimentos caseiros é um risco à saúde. Não é recomendável passar no local afetado produtos como sal, água com açúcar, gelo, ovo, óleo, pó de café, manteiga ou pasta de dente. Mas infelizmente essa prática ainda ocorre e oferece riscos”, afirma.

Gabriela ressalta que o procedimento correto é lavar a lesão com água fria por 10 minutos. “Não pode ser água gelada, pois há o risco de lesionar ainda mais a pele. Também é importante evitar passar a mão suja no ferimento ou cobrir a área lesionada com algodão. As vítimas de queimaduras não devem tirar a pele da área afetada para não agravar a situação”, destaca. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Nilo coloca mágoa de lado, encontra com Jutahy e diz que PSB vai indicar quem apoiará ao Senado

Próximo Post

#Bahia: Governo divulga resultado do concurso para professor e coordenador pedagógico

Próximo Post
#Bahia: Governo divulga resultado do concurso para professor e coordenador pedagógico

#Bahia: Governo divulga resultado do concurso para professor e coordenador pedagógico

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.