Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cifa quer plano de prevenção e controle de incêndios; reunião em Andaraí define atuação

capa
A reunião aconteceu na quinta-feira, às 16h, no prédio onde funcionava o Banco do Nordeste em Andaraí | FOTO: Reprodução/Cifa |

Ciente do período de estiagem que sempre é acentuado no segundo semestre do ano, a direção da brigada dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) realiza reunião, nesta quinta-feira (5), com diferentes segmentos da sociedade para elaboração conjunta de plano de prevenção e controle de incêndios florestais na região da cidade chapadeira. Esse primeiro encontro será às 16h, no prédio onde funcionava o Banco do Nordeste.

“Vamos elaborar o projeto conjuntamente para prevenir e termos respostas rápidas no controle dos incêndios florestais em 2018 em Andaraí. Convidamos representantes dos diversos órgãos do município bem como a rede hoteleira e órgãos que atuam no nosso município, além do Ministério Público Federal [MPF] e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade [ICMBio]”, informa o presidente da Cifa, Homero Vieira.

Menor número de incêndios da história
O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) registrou, no ano passado, o menor índice de incêndios dos últimos 16 anos e, provavelmente, o da sua história. A área total atingida foi de aproximadamente 113 hectares, o que equivale a apenas 0,07% do seu território.

Em 2017, na temporada de incêndios, que é contabilizada de fevereiro a março, foram registrados 19 focos, um número muito pequeno comparado à média histórica. No ano de 2002, por exemplo, quando os incêndios passaram a ser monitorados com maior precisão, foram registrados cerca de 250 focos, um número 13 vezes maior. (Leia mais aqui).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas